Com 26 ton de recicláveis, Porto Seguro caminha para a coleta seletiva

 

O Dia Mundial da Limpeza 2020 mobilizou toda a cidade de Porto Seguro e seus distritos. A ação visou à coleta de objetos e resíduos recicláveis, com a finalidade de destiná-los de forma ecológica e sustentável. Este ano, devido à pandemia do coronavírus, a orientação foi que cada um cuidasse de sua casa ou escritório, evitando aglomerações, e dispensasse os resíduos antes mesmo do dia D, em pontos de coleta preparados pelos diversos parceiros, arrebanhados pela iniciativa do Plogging, instituição mundial de ações de proteção ao meio ambiente, que considerou excelente a participação da comunidade.

Foram coletados plásticos, metais, papéis, vidros, eletrônicos, pilhas, pneus, lâmpadas e óleo de cozinha, perfazendo, um total de 26 toneladas, segundo relatório apresentado pelo Plogging. Em Porto Seguro – Centro e bairros – foram coletados cerca de 17 toneladas; 4 toneladas em Caraíva e região (mais de três caçambas de resíduos); 3 Ton em Trancoso; 1,5 Ton em Arraial d’Ajuda, 550 kg em Vale Verde e 80kg em Vera Cruz. Só de lâmpadas, foram 1.349 unidades e de óleo de cozinha, 21 litros, 62 impressoras multifuncionais, três máquinas de xerox, seis de fax, dois vídeo-cassetes, três caixas de componentes de impressoras desmontadas. As roupas doadas foram recebidas pelo ecoponto do Centro Espírita Porto da Paz e já foram encaminhadas por eles mesmos para as pessoas necessitadas, sendo um total de 360 peças.

Em Trancoso, as atividades da programação do Dia Mundial da Limpeza começaram antes do dia 19 – data da ação mundial - e permanecem. Empresários reúnem suas equipes de voluntários e apoiadores na construção e instalação de cestas de lixo de madeira, decoradas e dispostas em locais estratégicos pela cidade.

“A ação deste ano, em meio a pandemia, alcançou brilhantemente o objetivo porque contou com o apoio e patrocínio de várias empresas, entidades, órgãos públicos, artistas, escolas, universidade, secretarias de Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, imprensa em geral – e aqui aproveitamos a oportunidade para agradecer mais uma vez ao Jornal do Sol pelo importante apoio. Podemos perceber, pela quantidade de resíduos coletados, 26 toneladas de recicláveis que deixaram de ir para o lixão de Porto Seguro, que houve uma participação muito grande da população”, disse Lisianne Maia Gama, coordenadora do Plogging.

 

Ela considera que a participação traduziu numa melhor conscientização ambiental da população em geral: “um grande avanço e um imenso salto rumo à coleta seletiva e ao quesito sustentabilidade. O próximo passo do Instituto Plogging é equipar os ecopontos com lixeiras da coleta seletiva apropriadas e também aumentar o número deles nos bairros, orla e distritos”, afirma.

Além da limpeza feita no meio ambiente, uma excelente notícia é que dos 40 ecopontos instalados para o Dia Mundial da ação, pelo menos 20 se estabeleceram como pontos fixos. Dentre esses estão, a ReciclArte (pneus); Ceame (eletrônicos, devendo ser entregues na última segunda-feira do mês; UFSB (celular, computador, notebooks, monitores de computador e televisores  - somente LCD ou LED), impressoras, forno elétrico, furadeira, liquidificador, equipamentos de DVD, vídeo cassete, outros equipamentos de áudio, vídeo e filmagem; Colégio Mater (de segunda a sexta, das 8h às 12h para plástico, papel, metal e vidro); Sesc (uma vez por mês para plástico, papel, metal e vidro). A lista atualizada pode ser encontrada no site www.portour.com.br, com todos os pontos de coleta permanentes. Outro fato que acalenta a alma é saber que cada material coletado segue para ser reutilizado, mas de forma consciente e ecologicamente responsável. O meio ambiente agradece. Mais informações, no Instagram: @ploggingportoseguroba.


Fotos: Instagram @ploggingportoseguroba