Porto Seguro segue sem novos registros de pacientes com Covid-19

Dois pacientes diagnosticados com Covid-19 em Porto Seguro permanecem em isolamento domiciliar e sob a vigilância das equipes de saúde. Em boletim emitido dia 02/04/20 pela manhã, a Secretaria de Saúde informou que não há novos casos confirmados. Os casos negativos estão em 73. E cresceu, de um dia para o outro, o número de casos suspeitos, saltando de 09 para 14.

Dia 1º/04, 08 pessoas que estavam em isolamento foram liberados para retornarem para suas casas. De acordo com a secretaria, estas pessoas já estão curadas, o que possibilitou a alta médica. Neste grupo de pacientes havia turistas e moradores.

Higienização das ruas

Dia 1º/04, o município deu início à desinfecção das principais ruas do Centro da cidade. Segundo assessoria de comunicação, o objetivo é intensificar as ações estratégicas de combate ao coronavírus. A operação é coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e tem previsão de chegar a outras localidades do município.

O processo de limpeza, que conta com a utilização de mangueira de pressão e dois carros pipa, é classificado pelo termo técnico de sanitização, e é usado para reduzir a propagação de microrganismos, sejam fungos ou bactérias. O produto químico conta com a solução a base de água e cloro, que tem ação bactericida. A higienização será realizada em

Unidades de saúde

As unidades de saúde da família Heraldo Lima (no Centro da cidade, em frente ao Estádio Municipal), Édson Martins (Mercado do Povo) e Arraial Bairro (em Arraial d’Ajuda), estão funcionando das 8h às 20h, desde 30/03.

A orientação à população é que as pessoas não procurem as UPAs 24h, unidades que, neste momento, concentram esforços nos atendimentos de urgência e emergência. As unidades de saúde também estarão abertas para atender consultas de pré-natal, doenças crônicas, puericultura, saúde da mulher, entre outros, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde.

Outra unidade incluída na expansão no atendimento é Nova Caraíva, onde a profissional de saúde está sob aviso neste horário, já que a unidade fica aberta 24h. Segundo a Secretaria de Saúde, cada unidade conta com duas equipes em regime de expediente das 8h às 14h e das 14h às 20h.

Covid-19 na Bahia – atualização

A Bahia registra 267 casos confirmados do novo coronavírus. Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve três óbitos, todos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas de 02/04. Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

Brasil registra 6.836 casos confirmados de coronavírus e 241 mortes

Subiu para 6.836 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 1.119 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos também aumentou, agora são 242. A maior parte está em São Paulo, que concentra 164 mortes e lidera a lista nacional com 2.981 casos confirmados da doença.

As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (3), Pará (1), Rondônia (1), Alagoas (1), Bahia (3), Ceará (8), Maranhão (1), Paraíba (1), Pernambuco (8), Piauí (4), Rio Grande do Norte (2), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (28), São Paulo (164), Distrito Federal (3), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (3), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2). Todas as regiões brasileiras têm casos de mortes confirmadas por coronavírus.


Com informações da Secretaria de Saúde de Porto Seguro, Sesab e MS