Cabrália registra segundo caso de Covid-19. Belmonte confirma primeira ocorrência

 

Santa Cruz Cabrália registrou, dia 02/04/20, o segundo caso de Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, tratam-se de “2 casos positivos importados”. Dos casos descartados, agora são 14 os testes com resultado negativo. 16 estão sob monitoramento.

O primeiro caso foi confirmado dia 01/04/20. O paciente, um adolescente de 15 anos que veio do Rio de Janeiro, teve contato direto com um paciente positivo para o Covid-19. A família foi colocada em isolamento domiciliar e a Vigilância Epidemiológica afirmou que permanece monitorando.

A prefeitura recomenda que as pessoas não envolvam em aglomerações e reforçou os alertas sobre os sintomas mais comuns da doença, que são: febre, tosse seca, dores no corpo, mal-estar, cansaço, dores de garganta, dor de cabeça e falta de ar. Também reforçou a necessidade da higiene preventiva, como lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas, usar álcool gel 70%, tossir ou espirrar levando ao rosto à parte interna do cotovelo, evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos, entre outras medidas.

Medidas emergenciais

Diante do fechamento das escolas e da suspensão das atividades de alguns setores do comércio local, devido à pandemia do Covid - 19, prefeitura, secretários e procuradores, e Ministério Público Estadual se reuniram para discutir soluções para o enfrentamento não só da doença e suas consequências econômicas e sociais para os moradores de Santa Cruz Cabrália.

Família cujos filhos dependiam da merenda escolar e das atividades ligadas ao turismo local para subsistir, sobretudo os integrantes do chamado mercado de trabalho informal - ambulantes, feirantes, são considerados pelo município como “mais vulneráveis”. O município afirmou que pretende direcionar os recursos da merenda escolar para fornecer kits de merenda escolar e cestas básicas para pessoas com cadastros do governo federal, a exemplo do bolsa família.

A expectativa é que as medidas estejam prontas para serem anunciadas até dia 03/04/20, devido às formalidades para expedição de decretos, regulamentos e atos administrativos necessários a realização dessa medida excepcional. Segundo a prefeitura, este também é o tempo necessário para as secretarias municipais de Finanças, Educação e Assistência Social identificarem os recursos disponíveis o público-alvo.

Primeiro caso em Belmonte

Já o município de Belmonte registrou o seu primeiro caso de Covid-19 na localidade de Santa Maria Eterna. Trata-se de um lavrador, que mora na zona rural, e que teria contraído a doença ao visitar uma fazenda do seu patrão, no Espírito Santo. O patrão usava máscara e apresentava sinais de gripe, segundo o lavrador. De acordo com a gestão municipal, o paciente de Belmonte já estava em isolamento domiciliar e sua família também foi orientada a fazer o mesmo.


Com informações da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália e Belmonte