Cláudia Oliveira recebe alta hospitalar após internamento por Covid-19

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, recebeu alta hospitalar no domingo, 07/06/20. A notícia foi dada por ela mesma, cinco dias após confirmar o diagnóstico de Covid-19. A prefeita divulgou seu restabelecimento em vídeo gravado no momento da alta, no Hospital Navegantes, e postado nas redes sociais.

“Estou muito feliz de estar recebendo alta e poder ir para minha casa, mesmo continuando o isolamento. Mas estarei ao lado da minha família”, disse Cláudia. Em sua fala, a prefeita agradeceu a Deus, por ter vencido a batalha contra a doença, e à médica Raíssa Soares, especialista em clínica médica e medicina intensiva, que, junto com outros profissionais da saúde, esteve cuidando diretamente da prefeita durante seu tratamento.

No Instagram, a médica Raíssa comemorou a alta da paciente Cláudia, como vem fazendo quando da saída de outros pacientes de Covid-19 do hospital. “Nossa prefeita e líder curada pelo próprio protocolo de Porto Seguro, que ela mesma autorizou para todos nós portossegurenses!”

O trabalho da médica e de suas equipes, tanto do SUS quanto da rede particular, vem ganhando notoriedade pelos êxitos relatados nos tratamentos dos pacientes com base no Protocolo de Porto Seguro, que inclui o uso assistido de hidroxicloroquina. De acordo com Dra. Raíssa, pacientes que apresentem pelo menos dois sintomas dentre os relatados como sendo de Covid-19 devem comparecer aos postos de saúde assim que tais sintomas aparecerem, para que se inicie um tratamento precoce e se reduzam as chances de complicação da doença.

De acordo com Dra. Raíssa, o Protocolo de Porto Seguro tem sido requisitado em outros estados e até em outros países. Mas a médica alerta que a população não deve se automedicar, e sim procurar atendimento médico o mais rápido possível, além de reduzir as possibilidades de contágio da doença, usando, portanto, máscara, álcool em gel e mantendo afastamento de outras pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da Covid-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e dificuldade para respirar.