Governo da Bahia sanciona criação da Companhia Baiana de Insulina

Na Bahia, foi sancionada a lei que institui a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 29/08/20. Segundo o governo estadual, a lei vai garantir a implantação da primeira fábrica de insulina do hemisfério sul.

Com a publicação da lei, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Governo do Estado fica autorizado a instituir a sociedade de economia mista, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio e receitas próprios e autonomias administrativa, orçamentária e financeira.

A Bahiainsulina será o braço fabril da Bahiafarma para a produção de insulina para o SUS. A Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana, que garante que o Ministério da Saúde adquira da Bahiafarma 50% da demanda nacional do SUS.

Com um investimento estimado em R$ 200 milhões, a fábrica prevê a geração de até 300 empregos diretos e mil indiretos. O laboratório ucraniano Indar é responsável pela transferência de tecnologia.


Fonte: Secom GovBA