Município divulga número de exames de Covid-19 realizados de março a outubro

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro divulgou dia 21/10/20, dados gerais sobre o quantitativo dos testes Covid-19 realizados e a distribuição dos exames correspondentes ao período de 15/03 a 15/10.

O teste rápido aparece em maior quantidade: 8.232. Ele é feito por meio de coleta de sangue colocado em contato com um reagente e este acusa ou não a presença de anticorpos contra o Covid-19 no sangue.

Em segundo lugar, aparece o RT-PCR, realizado 1.692 vezes, segundo o boletim. Este teste é feito no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo tem grande quantidade do vírus Sars-CoV-2. As amostras são coletadas no nariz e garganta, através de cotonetes.

Em seguida, aparecem outros exames sorológicos, com 123 unidades. Em quarto lugar, vem o exame clínico epidemiológico (65), que é feito com o exame físico do paciente de acordo com a evolução da doença.

Em quinto e último lugar, o exame clínico de imagem (7), que são o raio X e a tomografia, que não devem ser utilizadas como triagens únicas para identificar infectados pelo novo coronavírus, mas são de grande precisão na detecção e estágio da doença. Os protocolos indicam exames de imagem para pacientes hospitalizados, com sintomas da doença e em situações clínicas específicas.


Com informações da Ascom PMPS