Médicos do HRDLEM fazem novo protesto contra atrasos salariais

 

A equipe médica do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães publicou uma nota sobre um ato que chamou atenção para as condições de trabalho destes profissionais, na segunda-feira, 23/11/20, pela manhã. Em ato simbólico, os profissionais de saúde se posicionaram ao redor do hospital, simulando um abraço coletivo na unidade. O objetivo, segundo a nota, é alertar “para as mazelas que a equipe medica vem sofrendo recentemente, sobretudo quanto aos atrasos salariais”. Ainda na nota, o corpo clínico do hospital afirma que “os médicos estão com dois meses de salários atrasados”. E completa: “esperamos que tais dias sombrios não se perpetuem, prejudicando a assistência à população”.

A assessoria de comunicação do HRDLEM respondeu por meio nota do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), empresa que administra a unidade hospitalar: “O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro, vem a público esclarecer que o pagamento da remuneração dos serviços médicos ainda não foi efetuado devido a um déficit financeiro no contrato com a Secretaria de Saúde da Bahia, em decorrência dos gastos extras desde o início da Pandemia. O IGH, visando honrar o comprometimento com o corpo clínico da Unidade, estava em tratativas diárias com a Sesab, que já autorizou o aditivo no contrato, e agora está no aguardo do repasse da Secretaria para a regularização dos pagamentos com os prestadores de serviços médicos”.

Esta não é a primeira vez que os profissionais de saúde do HRDLEM se manifestam contra atrasos salariais em 2020. Mesmo num ano atípico e em que a população e o atendimento em saúde enfrentam desafios trazidos pela Covid-19, os salários permanecem atrasando com frequência.