Leitos de UTI para Covid-19 na Costa do Descobrimento estão lotados

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Porto Seguro, os 30 leitos destinados a pacientes com Covid-19 na Costa do Descobrimento estão ocupados. Dos 31 leitos clínicos, 17 estão ocupados.

Até 09/12/20 foram registrados em Porto Seguro 3.816 casos da doença, com 3.421 já recuperados. 313 pacientes estão em isolamento respiratório, 06 estão internados e 158 pessoas aguardam resultado de exame. Até a data foram registrados 76 óbitos.

Covid-19 na Bahia

O governador Rui Costa comentou o aumento do número de óbitos e classificou que a Bahia está vivendo uma segunda onda da Covid-19, uma vez que a taxa de contágio tem se mantido alta em todo o território estadual. Reabertura de leitos e proibição de shows estão entre as medidas tomadas pelo governo baiano, visando evitar uma elevação ainda mais expressiva dos casos da doença.

“Ao longo da semana passada inteira, a taxa de contaminação se manteve alta em todas as regiões do estado, tanto é que isso já está se refletindo no aumento do número de óbitos.” Publicada no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e batizada de ‘Recomendações para um Verão seguro’, uma resolução indica medidas como a restrição de acesso a ônibus de turismo e a realização de shows e apresentações de música ao vivo em bares. “Em cada estado, foram adotadas medidas ou protocolos, eventualmente, diferentes uns dos outros. Então, é importante que turistas vindos de outras cidades e de outros estados saibam quais são as orientações de saúde aqui da Bahia e como nós vamos receber muita gente no final de ano - em várias regiões do estado os hotéis venderam bastante, a exemplo do extremo sul. Dessa forma, é preciso que essas pessoas tenham acesso a essas recomendações, qual a situação da doença no estado e o que elas devem fazer”, disse Rui Costa.

Jovens e Covid

Rui Costa afirmou que, independente da classe social, os jovens estão se expondo excessivamente e estão fazendo aglomerações em ruas e praças e outros lugares públicos e levando a doença para dentro das casas das pessoas, provocando risco aos pais ou avós. “Em função desse comportamento, o número de óbitos está crescendo”, alertou.


Fontes: Com informações da Ascom PMPS; Secom Governo da Bahia; Ascom Sesab