Uxua Casa Hotel & Spa é o 1º no acordo de redução de gases de efeito estufa

Hotel está entre empresas brasileiras que assinaram acordo com a Rede Brasil do Pacto Global

As Organizações das Nações Unidas acabam de publicar documento onde reconhecem o Uxua Casa Hotel & Spa de Trancoso por terem assinado um acordo de compromisso com a Rede Brasil do Pacto Global para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e contribuir para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius até 2020.

O Uxua está entre mais sete empresas nacionais que declaram seu apoio à iniciativa global Business Ambition for 1.5º, que tem como foco o equilíbrio sustentável do clima; e é o primeiro hotel brasileiro com a iniciativa. A expectativa final é de que, até 2050, essas companhias apresentem uma realidade de emissão zero de gases de efeito estufa.

“Nosso objetivo com o projeto Uxua sempre foi termos um negócio bem-sucedido de hotelaria e design que fosse um grande exemplo socioambiental e que prove que o sucesso hoje está ligado à agir com responsabilidade”, diz Wilbert Das, Idealizador do Uxua. Bob Shevlin, co-fundador do Uxua, estará presente como convidado na sede das Nações Unidas em junho de 2020 no UN Global Compact 20th Anniversary Leader’s Summit, onde líderes mundiais revisarão o progresso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser alcançados até 2030. “Fui bastante influenciado este ano pela ONG Conservation International, parceira do Festival Orgânico de Trancoso, que organizou para eu conhecer o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada, que vem dirigindo um país inteiro para se tornar neutro em carbono, recuperando cada vez mais sua floresta tropical enquanto aumentam seus índices econômicos. Ele tem uma mensagem muito inspiradora, talvez possamos aprender e aplicar algo aqui no Brasil”, destaca Bob Shevlin, co-fundador do Uxua.

O Uxua Casa Hotel & Spa é membro do Pacto Global das Nações Unidas desde 2017 com uma história de liderança sustentável, além de ser uma das três empresas finalistas do BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) no Sustainable Vision Award em 2019 por co-criar uma iniciativa educacional única chamada MAMA Trancoso - capacitando jovens com informações e recursos para participar de campanhas de comunicação ambiental e ativismo.

Uxua também foi o único hotel indicado por 3 anos consecutivos para o Sustainable Tourism Leadership Award, iniciado em 1992 pela renomada Virtuoso Travel Network, que reúne cinco hotéis selecionados entre milhares em todo o mundo, escolhido por mais de 16.000 agentes de viagens. O 2º Festival Orgânico de Trancoso aconteceu em Setembro, co-criado pelo UXUA com o apoio de parceiros como Capim Santo, a ONG Conservação Internacional e a Associação Despertar, o evento uniu alguns dos melhores chefs e fornecedores de orgânicos do Brasil com a missão de conscientizar sobre a importância da alimentação natural e saudável e a preservação da biodiversidade.

O evento também coincidiu com o lançamento do Uxua Vida, uma iniciativa liderada pelo diretor médico Dr. Julian Hamamoto, que trabalha no Laboratório Vida, dentro dos jardins do hotel, explorando a rica biodiversidade do sul da Bahia para oferecer cuidados personalizados aos hóspedes, colaboradores e a comunidade em geral. Este ano o Uxua foi nomeado o Melhor Resort da América do Sul por 600.000 leitores da renomada revista Conde Nast Traveler.

Sobre o UXUA Casa Hotel & Spa

Projetado pelo designer holandês Wilbert Das, o UXUA Casa Hotel & Spa é um hotel cinco estrelas que apresenta 13 casas totalmente únicas, com 1 a 3 quartos, que se adéquam com perfeição ao centro histórico de Trancoso, uma pequena vila de pescadores localizada no idílico litoral do sul da Bahia. Quatro das casas e a entrada do hotel são moradias de pescadores restauradas com as frentes voltadas para o Quadrado, uma área verde datada do século 16, enquanto as outras estão espalhadas por um exuberante jardim particular.

Os serviços disponíveis, sempre no estilo caloroso da Bahia, incluem o UXUA Praia, um espetacular lounge rústico construído com o uso de antigos barcos de pesca à beira-mar, que, juntamente com o restaurante Uxua Quadrado da Chef Ju Pedrosa, serve uma cozinha de fusão tradicional baiana com um toque saudável, orgânico e contemporâneo influenciado pela pesquisa do inovador Uxua Vida Lab, dirigido pelo médico Julian Hamamoto e dedicado a seguir nutrição avançada e tratamentos de spa eficazes originários da incrível biodiversidade circundante e destacados em importantes publicações internacionais, como National Geographic e Vogue USA, que se referem a ele “como o melhor SPA para uma escapada romântica”.

O fundador do Uxua, Wilbert Das, reinventa constantemente o Uxua com suas novas criações, como destaque nas capas de algumas das melhores revistas de design da palavra. O UXUA foi premiado em 2019 com um lugar na prestigiosa Lista de Ouro Condé Nast Traveler, os 78 melhores hotéis e resorts do mundo, e foi escolhido como finalista do Prêmio Visão Sustentável pela Brazilian Luxury Travel Association.


Fonte: Ascom Uxua - Fotos:

1- Chefs Ju Pedrosa, Danielle Dahoui, Roberta Sudbrack, Neka Mena Barreto e Morena Leite cozinhando alimentos orgânicos com preços acessíveis para a comunidade de Trancoso no Quadrado histórico, Festival Orgânico de Trancoso 2019. Foto: Bruno Pinheiro

2 - Chef Ju Pedrosa e Bob Shevlin do Uxua, e a chef Roberta Sudbrack, colaborando no projeto de pesca sustentável no Festival Orgânico de Trancoso, com Pesca + Sustentável da ONG Conservação Internacional, Associação das Marisqueiras de Belmonte e Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras. Foto: Ratão Diniz

3 - Bob Shevlin do Uxua e Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada, na reunião do Conselho Internacional de Verão da Conservação Internacional, Península Papagayo, Guanacaste Costa Rica, 14 de junho de 2019. Foto: Mauricio Bianco