Em Arraial, Festival Esquina do Mundo traz gastronomia portuguesa

Novembro é um mês movimentado em Porto Seguro. Se em Trancoso, vai ter Festival de Cinema com diretores e estrelas regionais e até internacionais, no Arraial d’Ajuda, os palcos serão as mesas dos restaurantes que vão participar da segunda edição do Festival Esquina do Mundo, com atrações gastronômicas também internacionais. De 20 e 29/11/20, com o tema: “Histórias e Sabores de Portugal”, o evento celebra a influência mundial da gastronomia portuguesa.

Chefs e estabelecimentos vão exibir suas técnicas e criatividade nas categorias: lanches e petiscos, entrada, prato principal e sobremesa. Segundo os organizadores, a primeira edição foi um sucesso e o evento se consolida como parte do calendário turístico da região, “fomentando toda a cadeia produtiva e contribuindo na mitigação dos impactos econômicos da Covid-19”.

Protocolo de segurança

Os estabelecimentos inscritos no festival estarão em cumprimento da boas práticas descritas na Resolução RDC 216/2004, que determina cumprimento dos protocolos de higiene, além de aplicarem o "Manual de Conduta Segura para Serviços de Bares e Restaurantes na Prevenção da Vida Covid-19".

De acordo com Eduardo Oberlaender, representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Costa do Descobrimento, diferentemente do que aconteceu no ano passado, a direção teve que refazer totalmente o modelo do festival. Não vai haver o “Vila do Sabor”, que foi um momento de degustação na praça da igreja, quando as pessoas tinham a oportunidade de conhecer os pratos dos bares e restaurantes participantes em pequenas degustações.

“Devido à aglomeração que causou,o formato vai ser diferente, dentro dos próprios restaurantes. Também teremos receitas gravadas e postadas nas redes sociais”, disse Edu Maré, como é conhecido. Ele, que também é proprietário de restaurante de praia, afirma ainda que, apesar da pandemia, os organizadores acreditaram que seria interessante não perder a oportunidade de repetir algo que foi sucesso no ano passado. “Foi mais um motivo para o turista vir a Arraial em novembro e é, para nós, uma ação de retomada do turismo, sem fazer muito alvoroço, sem fazer tumulto”, diz.

Estabelecimentos participantes

Todos os bares e restaurantes participantes vão estar sinalizados com o wind banner oficial do evento e informações técnicas, bem como os preços dos pratos. Outras informações sobre o festival estarão disponíveis no hotsite. Serão produzidos conteúdos para IGTV com os quadros: Ora pois!!, Cozinha Show e Cozinha Kids, todos com ingredientes da culinária portuguesa.

Edu ressalta que o evento reforça a importância do Arraial d’Ajuda como ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, e que, em relação a Trancoso e Porto Seguro, é o local com “maior apelo gastronômico”. A tendência, de acordo com ele, é manter a cada ano, a culinária de um país diferente. Em 2020, serão cerca de 30 estabelecimentos participantes. E as votações das melhores iguarias serão feitas de forma virtual por quem participou provando as delícias. O resultado será divulgado após o término do evento.

Além da Abrasel, proponente do Festival Esquina do Mundo, por meio do projeto Gastronomia d’Ajuda, são parceiros no evento o Sebrae, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Senac e as empresas participantes.Nas redes sociais, o evento pode ser conhecido pelo endereço:  @https://www.instagram.com/gastronomiadajuda.