SOS meio ambiente

 

PUBLICADO NA EDIÇÃO 414 DO JORNAL DO SOL

Para quem me acompanha aqui na coluna, já deve ter me visto tocar em assuntos como aquecimento global e desperdício. Como todos já devem saber, recentemente passamos por uma catástrofe sem precedentes na costa brasileira onde houve um grande vazamento de petróleo que começou no nordeste e já chegou às praias do Sudeste. A princípio houve um grande alarde por parte da imprensa e da população, com informações de certa forma até exageradas, mas a situação já se encontra controlada e com certeza daqui alguns meses a maioria da população nem irá se recordar desse fato.

Claro que isso tudo que aconteceu prejudica muito o ecossistema marinho, mas esse derramamento de óleo não chega a ser nem 1% do problema que temos para solucionar no que tange a questão da poluição nos mares.  A exemplo, temos inúmeros rios que são poluídos e desembocam nos oceanos e muitos fecham os olhos para esse fato. Se nós  humanos não revermos nossas práticas do dia a dia - desde a produção até o consumo - estaremos fadados  à extinção de iguarias como camarões, polvos e outros frutos do mar.  Consumo consciente, reciclagem e pesca controlada são algumas das ações que devemos botar em prática e reforçar cada vez mais  para que o meio ambiente e o ecossistema se renove e seja eterno.

Segue uma receita de spaghetti com bugigão, o vôngole do Sul da Bahia, que ainda podemos encontrar com fartura em nossos manguezais e é um prato que nem todos dão o valor que ele merece. Conscientize-se e bom apetite!

Spaghetti com Bugigão

Ingredientes: 1 pacote de spaghetti grano duro, 1 copo de vinho branco, 1\2 cabeça de alho, 1 cebola picada, 2 tomates picados, 1 maço de salsinha picadinha, 3 kgs de bugigão (vongole), 200 ml de azeite de oliva, sal a gosto.

Modo de Preparo: Lave bem o bugigão (vongole). Em um frigideira grande regue o azeite e doure o alho e a cebola. Adicione o bugigão e finalize com o vinho branco. Tampe a frigideira até que o bugigão comece a abrir. Tempere com sal a gosto e salsinha. Em uma caçarola com água fervente com azeite e sal cozinhe o spaghetti até que fique al dente. Reserve um pouco da água do cozimento para finalizar.  Depois que escorrer envolva o spaghetti no bugigão refogado e adicione a água do cozimento. Ajuste o sal e sirva bem quente.


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé