Alimentação na terceira idade

Publicado na ed. 398 do Jornal do Sol

Este mês quero retratar a necessidade e a importância da alimentação na terceira idade. Conforme se vai envelhecendo a quantidade de energia para manter as atividades desenvolvidas diminui, porém, a necessidade de nutrientes aumenta.

São os nutrientes de alto valor nutricional que além de manter a saúde também podem tratar determinados problemas de doenças e proteger o organismo prolongando o tempo de vida. Nesta fase muitos idosos optam por alimentos mais pastosos como sopas, chás, torradas etc.

Isto se deve ao fato de alguns sofrerem uma redução no paladar e no olfato. A mastigação e a variedade dos alimentos ingeridos devem ser estimuladas, para isto levam-se em consideração alguns fatores, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos.

Caso o idoso tenha algum tipo de doença é necessário ter um acompanhamento individual, com aporte nutricional adequado. O importante é manter uma alimentação adequada com os melhores carboidratos, proteínas, gorduras, horários corretos das refeições e sono.

Além da alimentação outras duas questões a serem ressaltadas são o consumo de água e a manutenção do peso adequado. Muitos idosos não sentem sede ou não desejam beber líquidos devido a incontinência urinária, podendo correr riscos relacionados a desidratação e problemas renais.

A quantidade de água ou chá deve ser de aproximadamente 06 copos por dia. Em relação à manutenção do peso deve haver sem duvida o exercício físico devido à perda de musculatura após os sessenta anos eu traz problemas de locomoção deixando-os mais sedentários, as melhoras atividades são pilates, hidroginástica, caminhadas e musculação.

Estas atividades auxiliam-na formação da massa muscular, na prevenção de osteoporose e problemas de memória e concentração. Se a alimentação combinada com a atividade física for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida.

Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento