Como se comportar nas festas de fim de ano

Publicado na ed. 415 do Jornal do Sol

É comum esperar o início do ano para começar um projeto de redução de peso. Isto porque nas festas de fim de ano as pessoas não resistem às tentações e extrapolam. Porém, logo depois, alguns se arrependem pelos excessos cometidos e ficam com peso no corpo e na consciência.

A proposta é fazer diferente este ano, é passar pelas festas comendo de forma coerente, sem consequências ruins para a saúde e para o peso. Algumas recomendações simples ajudam a cultivar o equilíbrio e a se comportar diante de datas comemorativas e assim manter um corpo saudável e em forma:

- Faça primeiro o planejamento de seu cardápio, escolha preparações leves e sem muita gordura.

- Opte pelas carnes magras, como peru ou outras aves ou até peixe assado. Tender e pernil são carnes que contêm mais gordura e colesterol.

- Não deixe de se alimentar durante o dia, pensando em extrapolar na ceia.

- Beba bastante líquido durante o dia, assim você estará se hidratando.

- Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.

- Se o prato principal for tender, leitão e pernil, o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, salpicão light, batatas cozidas ou assadas, saladas cruas e legumes cozidos.

- Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.

- Cuidado com as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) como aperitivo ou acrescentadas em preparações, pois fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição.

- Prefira as frutas da época, fresquinhas e docinhas, são uma delícia! Entre as frutas secas, o damasco é a fruta menos calórica.

- Para a sobremesa, doces, mousses, gelatinas e sorvetes de frutas são boas sugestões, mas, sempre com moderação.

- Para beber, o vinho e o champagne são ótimas pedidas. O champagne por ser uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho por ter propriedades saudáveis em sua composição.

- Não abandone os exercícios físicos, procure se exercitar todos os dias, faça caminhadas, ajude os seus familiares nos preparativos para as festas, enfim mexa-se!

- Lembre-se que além da ceia, existem outras coisas boas a se fazer nestes dias, como confraternizar com seus amigos e familiares, presentear as crianças, etc.

Neste mês, o Jornal do Sol completa mais um ano de serviços prestados a Porto Seguro e a sua população. Parabéns à toda a equipe. Vida longa ao Jornal do Sol.

Boas Festas!

Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento

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