Esgoto da Embasa vaza para o Rio da Vila

O histórico Rio da Vila, importante fonte de água limpa em Porto Seguro, continua sua crônica de uma morte anunciada. Mais uma vez, ele foi agredido com o vazamento, dia 23/03/15, de uma grande quantidade de esgoto da Embasa. De acordo o secretário municipal de Meio Ambiente, Bené Gouveia, s secretaria tomou todas as medidas cabíveis, incluindo a aplicação de multa de R$ 300 mil à Embasa e o encaminhamento de processo para o Ministério Público.

A Embasa disse em nota que o vazamento ocorreu devido à falta de energia elétrica. Para o secretário, o argumento não justifica esse tipo de falha. “A Embasa cobra caro pelo serviço e 80% da conta de água são relativos à taxa de esgoto. A empresa precisa rever seus conceitos de operação em todas as subestações, que devem possuir geradores e bombas reservas”.

O secretário afirma também que a prefeitura está cobrando uma mudança de posicionamento da Embasa em relação a suas operações no município, para evitar que voltem a ocorrer acidentes como este. “O sistema operacional da Embasa é totalmente obsoleto e não consegue atender à demanda gerada pelo desenvolvimento e o crescimento do município”.

E tranquiliza moradores de turistas, assegurando que apesar da dimensão do vazamento, as praias de Porto Seguro não estão contaminadas nem impróprias para o banho.

 


Com informações e fotos da Ascom PMPS