Refresco de Verão

Depois de um ano super difícil e com muitos desafios, temos agora a oportunidade de recomeçar e ter novos horizontes com uma pitada de esperança, para que possamos superar esse desafio do coronavírus. Não podemos facilitar, temos que nos proteger e tomar todos os cuidados para que essa doença suma de uma vez por todas com a possível chegada da vacina.  O primeiro passo já foi dado e graças a Deus, tivemos um início de ano que movimentou bem a economia e o turismo na cidade com hotéis, restaurantes e barracas de praia voltando a sua rotina normal. Como já é de praxe a estação mais esperada do ano chegou mais uma vez, com aquele calor de lascar. Nessa época eu sempre indico uma receita leve para refrescar. Esse ano decidi optar por uma receita que além de refrescante é perfeita para adoçar o seu dia. Se liga nessa receita super fácil e gostosa de fazer e aprecie sem moderação nesse Verão.

Tapioca com Compota de Abacaxi, Sorbet de Coco e Calda de Laranja

Ingredientes:

1 abacaxi inteiro, 150 g de açúcar refinado, 150 ml de água , sal a gosto, pimenta dedo de moça,  200 g de tapioca fresca, 3 laranjas inteiras, 50 g de açúcar, 500 g de côco fresco, gelo.

Modo de Preparo:

Em uma panela ferva o côco ralado com a água e açúcar. Bata no liquidificador a mistura já fria com gelo até que forme um creme espesso. Leve ao congelador para que fique no ponto de sorbet. Repita o processo mais uma vez levando o creme ao liquidificador e resfrie mais uma vez no congelador para que fique no ponto de sorbet. Reserve.

Esprema o sumo de 3 laranjas e misture com o açúcar em uma panela levando ao fogo baixo. Assim que criar ponto de calda retire do fogo e reserve.

 Descasque o abacaxi e corte em cubos pequenos. Misture com o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 30 minutos até que fique com uma consistência de geléia. Tempere com sal a gosto e pimenta dedo de moça para que fique com o sabor equilibrado.

Em uma frigideira aquecida peneire a tapioca fresca e deixe no fogo ate a massa criar liga. Recheie a tapioca com a compota de abacaxi. Servir com a calda de laranja por cima e uma bola de sorbet de coco. Bom Apetite!


Caio Silva é chef de cozinha do Restaurante Banzé