Metas para um novo ano

Publicado na edição 427 do Jornal do Sol

O início de um ano sempre nos faz querer mudanças. Emagrecer alguns quilos está entre as mais famosas. No entanto, não basta fechar a boca ou comer apenas grelhados com salada - é necessário força de vontade e entender que o emagrecimento vem de uma alimentação saudável. Que não é sinônimo de passar fome ou abrir mão de pratos saborosos.

Assim sendo, alguns objetivos devem ser determinados para o sucesso desta promessa de início de ano. Estes objetivos bem organizados e com determinação vão garantir o sucesso das mudanças de hábitos para o novo ano e também o resto de sua vida. São eles:

Estabeleça metas possíveis

Não adianta querer perder 20 Kg em um mês. Cada corpo tem seu tempo e devemos respeitar isso. Se você quer perder 20 Kg, experimente separar esse objetivo em várias pequenas metas de três até cinco quilos, por exemplo. Dê valor a cada progresso, mesmo que seja devagar.

Estabeleça uma rotina alimentar

Planejar as refeições que farão parte do seu dia-a-dia é um passo importante para organizar a alimentação. O ideal é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches para manter o metabolismo funcionando o dia inteiro. Isso dará mais saciedade, diminuindo a fome fora de hora - e impedirá exageros nas grandes refeições.

Organize seus horários

É importante fixar horários certos para as refeições de acordo com a sua rotina. Desta maneira, consegue-se parar o ato de beliscar e não se consome calorias sem perceber. Além de fazer o metabolismo se acostumar com os horários, evitando que ele acumule energia.

Faça atividade física

Escolha a que mais lhe agrada e estabeleça pelo menos três dias por semana durante 30 minutos como objetivos. A regularidade é mais importante do que o tempo de atividade desenvolvida. A conciliação de atividade com alimentação garante o sucesso de qualquer programa de emagrecimento ou de manutenção de peso.

Procure um nutricionista

Este profissional vai organizar e balancear um cardápio de acordo com suas necessidades nutricionais e ajudar a estabelecer metas coerentes com suas necessidades.

Feliz 2001! Sem pandemia.

Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar