Com almoço especial, Senac apresenta 17 novos cozinheiros

Para mostrar o resultado de seu empenho na aprendizagem de técnicas de gastronomia, no final de fevereiro, 17 cozinheiros novos cozinheiros formados pelo Senac os receberam formadores de opinião para comprovar as delícias preparadas. Dentre os convidados, empresários do trade turístico e profissionais da imprensa.

O menu do almoço foi composto de Salada de Abacate com Manga no Cestinho, como entrada.  Carré de Cordeiro com Molho de Hortelã, Batata Duchese e Brócolis, e Lombo Recheado com Damasco e Nozes ao Molho de Mostarda foram as duas opções de prato principal. E para sobremesa, um delicioso Tiramissu.

O curso de capacitação tem carga horária de 500 horas e, como todos os outros do Senac, traz em seu escopo um módulo chamado Projeto Integrador, que visa ter uma culminância de todas as aprendizagens. De acordo com Nanci Costa, gerente do Senac – Unidade Porto Seguro, os alunos foram desafiados a preparar pratos tradicionais, mas também fizeram a releitura de alguns pratos e, claro, criaram suas próprias receitas.

O menu servido na demonstração foi definido por eles mesmos, que tiveram oportunidade de trabalhar com a produção culinária de pratos com todos os tipos proteínas, carnes, frango, peixe e mariscos. “Esse momento é quando as nossas estrelas, que são os alunos, estão apresentando o tanto que eles aprenderam. Eles são habilitados como cozinheiros polivalentes, podendo trabalhar com diversas praças, tanto na cozinha quente, como na cozinha fria”, disse Nanci.

Para o professor de Gastronomia Pedro Sobral, natural de Porto Seguro, também formado pelo Senac e com experiência em cozinhas de outros países e em navios de cruzeiros, esses seis meses de curso, foram uma excelente oportunidade de multiplicar o conhecimento. “Com cada compartilhamento desse eu também adquiro um pouco de conhecimento porque toda a vida pregressa profissional deles tem alguma contribuição. O mercado de Porto Seguro só tem a ganhar porque eles saem daqui muito bem preparados para tocar qualquer tipo de cozinha que tenha em nosso mercado.”

Para os alunos, um momento especial. Embora alguns deles já tenham alguma experiência, as novas oportunidades sugerem novos caminhos: “Tivemos muitos desafios e conseguimos, cada um com sua contribuição e com seu jeito, aprender e repassar importantes técnicas que nos serão úteis em qualquer lugar onde atuarmos”, disse um aluno.