Atletas de Santa Cruz Cabrália são ouro no brasileiro de taekwondo

Três dos cinco atletas de Santa Cruz Cabrália que participaram do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, nos dias 07, 08 e 09/09/18, em São Paulo, conquistaram medalhas de ouro. A conquista do lugar mais alto do pódium foi de Glauber Magalhães, na categoria 73Kg, Alisson Souza, na categoria 65kg e Cailon Andrade, na categoria 55kg. Hiago Brito, na categoria 68kg, ficou em 4º lugar. A equipe também levou para casa a premiação de melhor técnico da competição para Wendel Silva Santos, o professor dos meninos de ouro.

Os atletas competiram entre 2.000 competidores de todo o país. Eles são treinados no projeto social de taekwondo do Professor Siri, que é funcionário público e atua Secretaria de Esportes e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Cabrália.

O taekwondo

A história do taekwondo confunde-se com a da Coreia. A luta nasceu há mais de 2 mil anos, quando Ching Heung, 24º rei da dinastia Silla, iniciou sua tropa de elite na arte dos combates livres (Hwa Rang Do). A luta participou como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos Seul 1988 e foi reconhecida como esporte oficial nos Jogos Olímpicos Sidney 2000. No Brasil, o primeiro campeonato brasileiro de taekwondo ocorreu em 1973, em São Paulo.