Moda depois dos 40. Pode tudo?

Publicado da edição 428 do Jornal do Sol

Existe um embate muito grande com relação a esse assunto. Mas porque se discutir isso em pleno 2021, com tanta evolução e conquista na moda, sobretudo pelas mulheres? Acredito que por um motivo bem simples: independente de idade e tipo físico, o que ainda incomoda muitas pessoas é a falta de adequação. Mas o que seria se adequar nesse caso? Nos dias atuais é complicado você definir a idade de alguém apenas olhando para aquela pessoa. Há uma infinidade de tratamentos estéticos e valorização de um estilo de vida mais saudável que podem retardar o efeito do envelhecimento, vamos dizer assim, ou até mesmo escondê-lo.

Bem, antes de escrever a coluna deste mês, fiz uma pequena pesquisa de opinião com algumas mulheres, de diferentes idades e tipos físicos e a resposta quase que unânime foi: “Não, não se pode usar tudo depois dos 40”. Fiquei pensando o que teria levado a esse resultado e pra mim a resposta, como disse acima, é bem simples: o que realmente acho que incomoda as pessoas de uma forma geral é a falta de adequação. Isso serve para qualquer idade, qualquer corpo. O que devemos entender é que há hora e lugar para tudo. Inclusive roupa.

Sendo mais clara: você pode ter 25 ou 40 anos, ter um corpo malhado e estar muito bem fisicamente, mas o que sempre irá contar no fim das contas são suas escolhas para cada ocasião. Sinceramente falando, desde muito nova sempre fui mais discreta e ponderada no meu modo de vestir. Mas por se tratar de um traço de personalidade e estilo pessoal. Não porque fulano ou sicrano me disseram que deveria me vestir ou me comportar assim ou assado. Então, acho que isso deve se aplicar ao estilo pessoal de cada um, aliado à ocasião que por ora se apresentar.

A elegância tem mais a ver com seu estilo pessoal perfeitamente alinhado com seu estilo de vida do que qualquer outra coisa. E ademais, temos que usar nossa idade a nosso favor e não o contrário. Fazendo uma analogia bem simples, é o mesmo que ir à praia de terninho e ir a um compromisso profissional de shortinho e top. Percebem a diferença? Tudo no seu tempo e no seu lugar. Equilíbrio e ponderação, impedem que você esteja inadequada a sua realidade seja com relação a idade ou com relação ao seu tipo físico.

Decotes e fendas exageradas, assim como roupas extremamente largas surtem o mesmo efeito visual: alguma coisa ali está muito fora do lugar. Então minha dica é: use sempre do equilíbrio e da ponderação. Afinal, nem sempre o que é bonito precisa ser explicitamente mostrado ou escondido demasiadamente, não é mesmo? Existe uma linha muito tênue entre liberdade e inadequação.

Basta usarmos do bom senso sempre, em qualquer fase da vida. Ah, caso sinta alguma dificuldade nesse sentido ou na hora de estabelecer um estilo que se enquadre na sua rotina e realidade, procure um profissional da área.Um Consultor de Imagem pode te auxiliar a encontrar sua melhor versão.


Mariana Guerra é empresária e consultora de imagem