Bloco da Lama chama atenção para a preservação da Lagoa Azul

A maioria dos blocos de carnaval de Porto Seguro e distritos tem como objetivo mostrar a alegria e a tradição. Alguns se destacam também pelos trabalhos sociais, enquanto outros se dedicam à á preservação da natureza. Um desses é o Bloco da Lama, que busca chamar a atenção  para a necessidade de preservar a Lagoa Azul, no Arraial d'Ajuda.

Criado em 2012 por Marco Accioly Ferreira da Costa e Vinicius Pinheiro Parracho, o bloco que iniciou com um grupo de 20 pessoas, todos os sábados de Carnaval se pintava da lama da Lagoa e se juntava aos outros blocos para fazer sua folia. Com o passar dos anos – e aumento dos foliões – o grupo decidiu substituir a argila por Tabatinga comprada em lojas de material de construção, dessa forma preservando o movimento e a natureza.

Ritual

Mas não é só isso. Há um ritual para a retirada da ‘lama’, que é feita com a água da Santa, na Fonte Sagrada. A concentração acontece no dia 18, sábado, a partir das 14h, no estacionamento da Estrada da Pitinga e terá um paredão para os foliões, com dispersão na entrada da Mucugê.

Segundo um dos organizadores, Moisés Ayelen Nascimento Peña, o bloco conta com centenas de foliões que tem como bandeira a preservação. “Não há fins lucrativos e o tema de preservação permanece, evitando plásticos descartáveis, cuidando do resíduo gerado e principalmente chamando a atenção para a recuperação da Lagoa Azul”, explica. Mais informações pelo (73) 9 9834-6739 com Moisés.


Foto: arquivo Bloco da Lama

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Onze blocos de rua fazem a folia em Santa Cruz Cabrália

Os Folhas prestam homenagem ao músico Ari Sobral

Confira a programação dos blocos de rua do Carnaval de Porto Seguro

Divulgadas as atrações do Carnaval oficial de Porto Seguro

Carnaporto chega aos 25 anos com programação de peso