Novo salário mínimo começa a ser pago esta semana

Com um aumento de 7% referente ao praticado no ano de 2023, o novo salário mínimo começa a ser pago a partir da quinta-feira, dia 1º de fevereiro e passa a ser de R$ 1.412, já que os vencimentos e rendimentos do mínimo são pagos após o mês trabalhado.

Dessa forma, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos cerca de 59,3 milhões de pessoas serão afetadas com o aumento - quem recebe o salário mínimo (ou múltiplos dele) e também aqueles que tem benefícios vinculados a esse valor — como é o caso do seguro-desemprego e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo - já terão o reajuste em fevereiro.

Com o novo valor, é possível comprar quase duas cestas básicas, que hoje custam, em média, R$ 772,51 cada uma.

Pela Constituição, o salário mínimo tem que ser reajustado ao menos pela inflação, para garantir a manutenção do chamado ‘poder de compra’. Se a inflação é de 10%, o salário tem de subir pelo menos 10% para garantir que seja possível comprar, na média, os mesmos produtos.

O salário mínimo também gera impactos indiretos na economia, como o aumento do ‘salário médio’ dos brasileiros e a elevação do poder de compra do trabalhador.

 


Com informações de Gov BR foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Inscrições do Prouni seguem até quinta-feira, dia 1 de fevereiro

Inscrições do Prouni seguem até quinta-feira, dia 1 de fevereiro

Arraial d’Ajuda recebe Projeto Verão Costa a Costa

Hotel de Luxo em Trancoso tem ordem de despejo decretada

Filhos do Céu realiza campanha para apadrinhamento de crianças