Rugby: atleta de Porto Seguro é convocado para Seleção Brasileira

Iarley Santana. Este é mais um nome que promete levar Porto Seguro para o Mundo. O atleta portossegurense, de 18 anos, agora faz parte da Seleção Brasileira de Rugby. Sua convocação aconteceu no mês de outubro e a partir desse mês, inicia os treinos intensivos para representar o Brasil em jogos internacionais.

Atleta da modalidade há 4 anos, o prodígio atua na posição segunda e terceira linha e sua garra, persistência, condicionamento e porte físico, amor e técnica, que demonstra dentro de campo fizeram dele um destaque. Mas não somente isso. O apoio da equipe Porto Seguro Rugby Clube, do qual faz parte, também o auxiliaram a galgar novos horizontes.

Time

Com orgulho, o presidente do clube e treinador principal, Diego Hamilton Reis explica que ter um time de rugby em Porto Seguro é um grande desafio. “Em uma sociedade que pratica basicamente o futebol, ensinar Rugby tem sido uma missão de vida e ao mesmo tempo muito divertido.

“Hoje o clube possui cerca de 80 atletas entre adulto masculino (35), feminino (10), sub-20 (15) sub-17 (10) e sub 12 (10). Os treinos acontecem às quartas-feiras, na Boca da Barra, das 16h às 18h e aos sábados, no campo da Maçonaria, no Cambolo, das 14h às 17h”, revela, informando que as inscrições para fazer parte do time estão abertas para novos praticantes. “É preciso passar por uma seletiva e atletas a partir de 10 anos são aceitos”.

O time existe desde 2012 e não conta com apoio financeiro. O presidente informa que recebem apoio de infraestrutura da Loja Maçônica Força e União, apoio nutricional da Herbalife Porto Seguro e apoio da prefeitura para a realização de jogos. Mesmo assim Diego revela que as maiores dificuldades enfrentadas para se manter no esporte são a falta de conhecimento do público em geral sobre a modalidade.

“Mesmo com as divulgações, as pessoas não conseguem entender o que é o rugby, comumente confundindo com outros esportes. O baixíssimo incentivo aos nossos jovens para praticarem esportes de qualquer modalidade, faz com que tenhamos atualmente uma geração totalmente ausente de práticas esportivas. O preconceito também é um empecilho. No começo ninguém queria liberar campos de treino ou visitas para a divulgação da modalidade. Agora com o rugby mais conhecido, melhorou, mas está longe daquilo que seria o mínimo.  Mas seguimos firmes em nossos objetivos”, salienta.

Para esse mês de novembro o clube realiza visitas a diversas escolas em Porto Seguro, para que alunos do 5º ao 9º ano possam conhecer um pouco mais sobre o esporte. “Peço aos pais que que incentivem seus filhos e filhas a praticarem o Rugby. No Porto Seguro Rugby Clube eles aprenderão valores para a vida, como o respeito, a disciplina, a solidariedade, a integridade e a paixão”.

Benefícios

A modalidade tem diversos benefícios, segundo o treinador. “Ele ensina muita disciplina e respeito. Além disso a prática beneficia o ganho da capacidade cognitiva, aumento do repertório motor, pertencimento a um novo grupo social, viagens de competição, conhecer novos lugares, novas pessoas, representar o município, entre outros”, evidencia.

Diego argumenta que por conta da pandemia, que fez com que as aulas do Clube fossem realizadas por meio de treino individual e online, e cursos – uma forma inimaginável, principalmente por ser o rugby um esporte de contato. “Já em relação aos torneios, apenas as nas categorias juvenis tiveram participação. A partir de 2022 voltam todos os torneios”, finaliza.

O rugby

De origem inglesa, o esporte – muitas vezes é confundido com o Futebol Americano, vem se popularizando no Brasil nos últimos anos.  No Brasil, o rugby é uma modalidade antiga que já está presente no país desde 1891, ano oficial de seu surgimento. Segundo os relatos da época, as partidas do esporte começaram a ser executadas em Salvador, na Bahia. Porém somente em 1963 foi criada a  Confederação que coordena os campeonatos nacionais e as participações internacionais.

Campeonatos o Clube participou:  

Campeonato Baiano de XV (15 jogadores de cada time)

Camp. Baiano de Sevens (7 jogadores de cada time)

Camp. Baiano de Beach Rugby (5 jogadores de cada time, jogado na areia)

Liga Regional Costa do Descobrimento

Liga Municipal de Porto Seguro


(Fotos: Divulgação)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro sedia Sul-Americano de Jiu-Jitsu Pro

Cabrália recebe 1ª Jam Session Skate no Bairro

Muitos gols marcam a primeira rodada da Copa Guaiamum

Festival de Águas Abertas reúne 80 nadadores em Porto Seguro

Brasil Ride Bahia vai ter disputa entre ciclistas top 5 do Mundial