Brasil domina segunda etapa da Brasil Ride Bahia 2022

A chegada da segunda etapa da Santander Brasil Ride Bahia foi emocionante. Os três primeiros colocados cruzaram a linha final com dois segundos de diferença. Na elite masculina, o multicampeão Henrique Avancini cravou 2h15m42. Logo atrás vieram Gustavo Xavier, com 2h15m43s e a fera holandesa Hans Becking (2h15h44).

O percurso, no Arraial d´Ajuda, dia 25/10, teve 57,2 km com 711 m de altimetria acumulada. Com vários trechos de ladeira abaixo (downhill), muitas trilhas, terrenos escorregadios e acidentados (singletracks) em meio à Mata Atlântica. A programação da Brasil Ride foi adaptada em relação à previsão inicial. As fortes chuvas que caíram na cidade na segunda, 24/10, obrigou ao cancelamento de uma etapa e o remanejamento do cronograma.

Avancini conquistou a segunda vitória da ultramaratona e disse que, após um jejum de alguns anos, seu grande desafio é suportar uma corrida de etapas.  "Por enquanto estou em boa forma física e me senti bastante confiante durante toda a prova. O percurso foi duro, muitas subidas, trilhas extremamente molhadas e pesadas, foi desafiador. Apesar da vitória, tenho grandes oponentes, e qualquer vantagem que puder ter agora é boa". 

Feminino

Para a brasileira Marcella Toldi, da equipe Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros foi dia de tirar a diferença do quarto lugar do Prólogo. Ela completou o percurso em primeiro, com 2h42m32, passando para a primeira colocação no feminino. Seis minutos atrás chegou em segundo a espanhola Anna Jördens, da Doctore Bike 2. Em terceiro ficou a alemã Naima Diesner (Brasil Ride), com 2h55m21.

Marcella Toldi explicou quão dura foi a corrida. "Larguei e abri vantagem e, quando cheguei no primeiro singletrack, quebrei um raio da roda. Nesse ponto não vi mais as meninas e segui para o tudo ou nada. A Anna (Jördens) me acompanhou por um tempo, mas não estava conseguindo fazer uma subida, então continuei no meu ritmo, para garantir a posição, pois não dá pra saber como vai ser amanhã. Em uma das subidas um competidor caiu na minha frente, me derrubou e meu câmbio quebrou. Os últimos 10 km foram de desespero, olhando para trás e encaixando marcha na mão. Vim com que deu e foi maravilhoso!".

Guaratinga

Na quinta, 26/10, a terceira etapa começou no Uiki Parracho, no Arraial, às 7h30, com destino a Guaratinga. O percurso compreende 128 km e 2.660 m de altimetria, e é uma das maiores etapas da ultramaratona e do mundo.

 

Classificação da segunda etapa da Brasil Ride 2022

Masculino

1 - Henrique Avancini - BRA (Cannondale Factory Racing) - 2h15m42s

2 - Gustavo Xavier - BRA (Specialized Ranking BR) - 2h15m43s

3 - Hans Becking - HOL (Buff Megamo Team) - 2h15m44s

Feminino

1 - Marcella Toldi - BRA (Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros) - 2h42m32

2 - Anna Jördens - ESP (Doctore Bike 2) - 2h48m32

3 - Naima Diesner – ALE (Brasil Ride) - 2h55m21

Dupla Feminina

1 - Daniela Hackenhaar - BRA e Fabiane Cunha - BRA (Unidas Aluguel de Carro) - 5h26m09       

2 - Bárbara Domingues - BRA e Fernanda Mafra - BRA ( Babi/Fefe) - 6h01m43

Dupla Mista

1 - Thales Souza - BRA e Celina Carpinteiro - POR (BTT Loulé Elevis Seleção Castroalvense MTB) - 3h48m23

2 - Fabio Oliveira - BRA e Daniele Rios - BRA (Seleção Castroalvense MTB Dantas Bike) - 3h57m

3 - Felipe Costa - BRA  e Sabrina Gobbo - BRA (Galera do Pedal / USA) - 4h03m23          

Dupla Open

1 - Lucio Soares - BRA e Paulo Vieira - BRA (Mercado da Bike Arantes Race / B. Aventuras) - 3h20m03

2 - Breno Luca - BRA e André Aikawa - BRA (Bike Tech Brasília) - 3h28m04

3 - Rodolfo Borges - BRA e Pedro Moura - BRA (One Elo) - 3h30m45

Os resultados completos podem ser conferidos no site da Santander Brasil Ride 2022

A Santander Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.


Com informações e foto (Wladimir Togumi) da Assessoria de Imprensa da Santander Brasil Ride

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

12ª edição da Brasil Ride chega com novidades

Instituto Brasil Ride realiza ações sociais durante ultramaratona

2º Festival de Surf em Belmonte sagra campeões da região

Rugby Porto Seguro completa 10 anos de atividades e sucesso

Projeto Nina propõe incentivo às categorias de base do rugby feminino