Marcella Toldi e Henrique Avancini estão com a mão no título

Esta é a última vez que a etapa Guaratinga - Arraial é realizada como percurso

A quinta etapa da Santander Brasil Ride Bahia, de Guaratinga a Arraial d'Ajuda, foi marcada pela manutenção da hegemonia de Henrique Avancini, que venceu no solo masculino; e Marcella Toldi, segunda colocada no feminino. Foram 135 km e 2.200 m de altimetria até a chegada no Uíki Parracho. A corrida foi com tempo seco e sol forte, castigando muitos atletas.

A disputa na elite masculina foi acirrada. No final, Avancini, com 4h49m05, garantiu mais uma vitória com quase dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Gustavo Xavier e três para o português Tiago Ferreira.

"Foi uma boa vitória, controlei bem desde o começo, respondendo aos ataques e liderando o pelotão em alguns momentos. No Km 50, aceleramos e trabalhamos bem juntos. No penúltimo apoio, o Gustavo atacou e deu uma bagunçada, mas venci. A carcaça tá velha, mas o motor ainda vai", comemorou. 

Gustavo Xavier contou sobre a disputa com Avancini. "No Km 70, ataquei o Avancini, mas no final ele me alcançou. O vento contra atrapalhou e nos últimos dez quilômetros pensei sinceramente em parar, me senti mal, embaçou a visão e o Avancini conseguiu abrir uma vantagem”.

Marcella Toldi chegou à Arena Brasil Ride Bahia no Arraial d'Ajuda após 5h50m48 de prova, bem à frente da espanhola Anna Jördens, segunda colocada, e da alemã Naima Diesner, terceiro. Para a camisa laranja da elite feminina "foi emocionante e, apesar de ter dito que faria algo mais tranquilo, decidi arriscar tudo e provar o limite do meu corpo, administrando e fazendo uma etapa rápida. Queria bater meus recordes nessa volta de Guaratinga”.

Na classificação geral, Marcella tem larga vantagem de 1h09m30. "Não cheguei na ultramaratona pensando no pódio, mas em evoluir e superar e tudo que eu queria melhorar do ano passado. Ainda penso assim. Quero fazer uma etapa melhor do que a do ano passado, quero me divertir e fluir bem na trilha e, se der certo, ser campeã é consequência".

A última etapa da ultramaratona, dia 29/10, tem 39,6 Km e altimetria de 465 m. Os resultados oficiais da etapa e da final ocorrem às 19 e a premiação às 20h30. Em paralelo, acontece Maratona do Descobrimento, com a participação também de atletas amadores, com 25 Km de percurso no Arraial d´Ajuda. A ultramaratona premium Santander Brasil Ride Bahia já está com inscrições abertas para 2023 pelo site da Brasil Ride, onde estão os resultados das etapas de 2022.

Resultado da Etapa 5 – Guaratinga / Arraial d´Ajuda

Masculino

1 - Henrique Avancini - BRA (Cannondale Factory Racing): 4h49m05

2 - Gustavo Xavier - BRA (Specialized Racing BR):  4h51m09

3 - Tiago Ferreira - POR (DMT Racing Team by Marconi): 4h52m36

Feminino

1 - Marcela Toldi - BRA (Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros): 5h50m48

2 - Anna Jördens - ESP (Doctore Bike): 6h10m12

3 - Naima Diesner - ALE (Brasil Ride): 6h15m28

Acumulado geral

Masculino

1 - Henrique Avancini - BRA: 16h45m08

2 - Tiago Ferreira - POR: 16h52m58

3 - Edson Rezende - BRA: 16h54m19

Feminino

1 - Marcela Toldi - BRA: 20h51m32

2 - Naima Diesner - ALE: 22h01m03

3 - Daniela Costa - BRA: 22h35m13


Com informações e fotos (Wladimir Togumi) da Assessoria de Imprensa da Brasil Ride

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Alemão vence Etapa Rainha mas Avancini segue liderando Brasil Ride

Brasil domina segunda etapa da Brasil Ride Bahia 2022

12ª edição da Brasil Ride chega com novidades

Rugby Porto Seguro completa 10 anos de atividades e sucesso

Projeto Nina propõe incentivo às categorias de base do rugby feminino