Chef Wanderson Medeiros delicia plateia na abertura do Festival Raízes

O premiado chef Wanderson Medeiros deu um show na abertura da terceira edição do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro. Wanderson é o grande expoente da culinária nordestina, tema do Festival. Ele contou sua história enquanto preparava o famoso prato autoral “Paella dos Milagres”, com a participação dos chefs Carlos Gargamel e Helô Lima.

“Comida tem que ser saborosa, bem apresentada e farta”, ensinou. O Festival Raízes segue até o dia 30/04, com a participação de 82 empreendimentos de Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva. Estão inscritos 121 pratos, drinks, sorvetes e pizzas. A programação inclui também apresentações de chefs renomados, shows e atrações culturais. Confira abaixo.

O público, composto pelos principais chefs e proprietários ligados à gastronomia da região, ouviu dicas preciosas e se deliciou com a paella. A abertura aconteceu no Porto Seguro Eco Bahia Hotel, na Cidade Histórica. Defensor do uso de ingredientes locais e sazonais, Medeiros é proprietário dos aclamados Picuí, seu restaurante em Maceió/AL; Canto do Picuí, em São Paulo/SP; e do W Gourmet, buffet nordestino sempre figurando entre os melhores do ano.

Repercussão

Alex Brito, Gerente Regional do Sebrae, disse ser uma “honra iniciar aqui a terceira edição do Festival Gastronômico Raízes, um evento muito importante para o turismo na região. Este ano contamos com o apoio mega especial do Governo Estado, e agradecemos ao secretário Maurício Bacellar pela parceria, além da prefeitura de Porto Seguro, a Abrasel e o Senac. Vamos juntos rumo a bons resultados! Contem sempre com o Sebrae.”

Alex di Pasquale, presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, agradeceu e reiterou “o convite para nos unirmos e trabalharmos juntos no melhoramento e promoção do nosso destino e sua rica gastronomia. Agradeço ao chef Wanderson Medeiros, um grande representante da gastronomia nordestina por aceitar o convite. E também a todos os parceiros”.

O secretário de Turismo e vice-prefeito de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa, parabenizou os organizadores e os participantes. Ele declarou que a prefeitura “investir e participar enquanto correalizadora deste evento é de grande importância no segmento tanto da cultura, tradição, atrativo e como fonte de renda para a comunidade. É nosso papel enquanto gestão pública de poder apoiar e ajudar a cidade a se desenvolver.”

Parta Bruno Fernandes, coordenador de eventos do Senac, "o Festival Raízes chegou para dar ainda mais valor à culinária de Porto Seguro e seus distritos. A quebra do recorde de participantes e um evento de abertura como esse, onde todo o trade turístico está representado, mostra que o Festival está consolidado e já faz parte do calendário de eventos da cidade".

A consultora do Sebrae, Flávia Garoni, destacou o crescimento do Festival Raízes e a importância do espaço que sediou a abertura. “A história do turismo em Porto Seguro está diretamente ligada ao Eco Bahia. Para escolher um local ele tem que trazer também uma simbologia, somando com o espírito do festival. A proposta é fazer uma entrega completa e o local faz parte dessa entrega”.

Sabores da terra e do mar

O Porto Seguro Eco Bahia Hotel participa do Festival com um “Nhoque de banana da terra, com recheio de queijo coalho e molho de moqueca de camarão VG”, criado e preparado pela chef Helô Lima. Bastante reconhecida em toda a Costa do Descobrimento, ela revela o segredo do sucesso: “em primeiro lugar, é o dom, eu nasci pra isso, penso em gastronomia 24 horas por dia, depois, você tem que ser apaixonado pelo que faz, e por último, vem a dedicação total a essa missão”.

Realização

O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro tem realização da Abrasel - Costa do Descobrimento; co-realização do Sebrae, Senac e Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

A comissão organizadora é composta por Alessandro di Pasquale (Abrasel); Anderson Quaresma (Sectur); Flávia Goroni Raimundo (Sebrae); Nanci Costa (Senac) e Alex Gregory (representando as empresas).

Todos os pratos e drinks participantes, com informações sobre as receitas, valores e endereços, estão disponíveis no Instagram e no site do Festival.

Programação

16/04 (Domingo) - Primeira realização do “Menu Raízes” no Koa Píer Bar em Caraíva.  Trata-se de um menu completo em 3 tempos seguindo o tema do Festival, com vagas limitadas.

20/04 (quinta-feira) - Segunda realização do “Menu Raízes”, agora no Arraial d´Ajuda, com a participação do Boteco Santo Porco, na rua Bela Vista; e Ro.Za Bistrô, na praça Brigadeiro Eduardo Gomes (praça da Igreja)

21/04 (sexta-feira) - "Escola Gastronômica”, na Cidade Histórica de Porto Seguro, se integrando às comemorações do Descobrimento do Brasil. Chefs convidados promovem desafios, ensinam e realizam receitas que podem em seguida ser degustadas pelo público.

29/04 (sábado) - Terceira realização do “Menu Raízes”, no Bistrô Da Graça Hotel, em Trancoso

30/04 (Domingo) - Cerimônia de Encerramento na Passarela. Com a presença dos chefs baianos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Fabrício se formou na Le Cordon Bleu e trabalhou por mais de dez anos na cozinha dos Hotéis Ritz-Carlton. Fundou o Grupo Origem com a chef Lisiane, especialista em patisserie e cake design. Hoje o grupo engloba os restaurantes Ori, e os Mini Bares Omi e Gem, todos em Salvador.


Com informações de Hilda Rodrigues e Ana Soares (Komunic)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro apresenta atrativos do destino em reunião no interior paulista

Turismo estrangeiro registra injeção de US$ 1,1 bi na economia brasileira

Porto Seguro Praia Resort oferece experiência única no Dia das Mães com programação especial

Porto Seguro anuncia programação anual de eventos

Porto Seguro e região protagonizam série Expedição Brasil no You Tube