Alimentação consciente

Em recente visita a São Paulo, tive a oportunidade de visitar alguns mercados locais e pude ver a fartura de variedade e quantidade de alimentos que possuímos em nosso país. Ao mesmo tempo, percebi também o grande desperdício desses alimentos no entorno desses locais.

É incompreensível que, num país onde pessoas ainda morrem de fome, se jogue tanta comida no lixo, e tudo isso por causa do lucro acima de qualquer coisa. Não podemos mais tolerar esse tipo de comportamento em pleno século XXI. Temos que tomar atitudes para que se tenha uma agricultura familiar mais organizada, melhorando a qualidade e o custo do alimento em menor escala, distribuindo o produto igualmente para quem necessite, evitando o desperdício e amenizando o problema da fome.

As soluções já existem e todos nós sabemos; o que falta é a ação da população, conscientização dos produtores e a efetiva cobrança da fiscalização por parte do poder público, punindo o desperdício com aplicação de multas. Para ilustrar como podemos colocar isso em prática e fazermos nossa parte, vejam abaixo uma receita de alimentos reaproveitados que qualquer um pode fazer em casa. Seja consciente e bom apetite!

Fricassê de sobras de frango assado com arroz branco, purê de batata e crisp de casca de batata

Ingredientes

01 xícara de sobras de frango assado sem pele, 01 cebola, 01 colher de sopa de manteiga, 02 colheres de sopa de óleo de soja, 1\2 lata de milho verde, salsinha a gosto, 01 lata de creme de leite, 01 pitada de sal, 01 pitada de pimenta do reino, 01 dente de alho, 01 xícara de arroz branco, 02 xícaras de água, 02 batatas, 01 xícara de leite.

Modo de Preparo:

Em uma panela com água colocar as batatas descascadas para fazer o purê. Colocar as cascas em uma assadeira, temperar com sal e um fio de óleo de soja e assar por 30 minutos a 180ºC em forno pré-aquecido.

Dourar o alho com uma colher de óleo de soja em uma caçarola, adicionar o arroz, água e sal a gosto até que fique cozido.

Desfiar as sobras de frango e em outra panela refogar a cebola e o milho verde com manteiga, depois que dourar, adicionar o frango, o creme de leite e finalizar com salsinha, sal e pimenta do reino.

Depois de cozida, amassar as batatas e finalizar o purê com leite, manteiga e sal.

Servir o fricassê acompanhado do arroz, purê de batata e o crisp de casca de batata.

 


Caio Silva é paulista , apaixonado por comida. Atualmente, chef de cozinha no Hotel Campo Bahia