A influência do aquecimento global na gastronomia

 

PUBLICADO NA EDIÇÃO 410 DO JORNAL DO SOL

É inegável que o planeta está sofrendo uma crise sem precedentes devido à elevação de temperatura causada pela poluição que nós seres humanos produzimos no nosso dia a dia.  Com isso, as condições climáticas ficam cada vez mais imprevisíveis, propiciando transtornos em nossa vida cotidiana. Verões cada vez mais quentes e invernos rigorosos, quadros que só tendem a piorar com o passar dos anos, caso não tomemos medidas de prevenção. O que muita gente não sabe é que esse fator climatológico será primordial para mudança na forma de como o Ser humano se alimenta.

As ofertas de alimentos irão diminuir e o preço deles irá subir tanto, que pode ser que em alguns anos, muitos alimentos da nossa cesta básica serão artigos de luxo acessíveis somente para uma pequena parcela da população. Muitas pessoas não acreditam nesse papo hoje em dia, mas daqui a alguns anos, quando forem ao mercado e o quilo do tomate estiver na casa dos R$ 20,00; terão certeza de que os cientistas tinham razão. Eu sei que as pessoas não querem ler nada muito sério em uma coluna sobre gastronomia, mas caso não se mude esse panorama, talvez não tenhamos espaço para o mesmo em um futuro próximo. Agora, para não me prolongar muito, irei passar uma receita de um caldo para aquecer o corpo e a alma de quem lê essa coluna nesse inverno “rigoroso” da Bahia.

Conscientize-se e bom apetite!

Creme de aspargos com crispy de carne seca (serve 2 pessoas)

Ingredientes:

400g de aspargos frescos,50g de cebola branca picadinha, 20g de alho bem picadinho, 50 ml de vinho branco, 200 ml de caldo de vegetais, 200g de carne seca desfiada, 30 ml de azeite extravirgem, 50 ml de creme de leite fresco.

Modo de Preparo:

Em uma caçarola, regue o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione os aspargos cortados em cubos, adicione o vinho branco para que solte o fundo da panela e complete com o caldo de vegetais. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo baixo por volta de 15 minutos. Após cozidos, com um mixer ou liquidificador, bater para que vire um creme bem espesso. Retorne ao fogo para que apure o sabor por mais uns 5 minutos. Em outra panela, regue o restante do azeite e doure a carne seca desfiada para que fique bem crocante. Para finalizar, acrescente ao creme de aspargos e o creme de leite para que dê uma leveza ao caldo e ajuste os temperos com sal e pimenta do reino. Depois de finalizado, acrescente a carne seca desfiada e bom apetite!


Caio Silva é um paulista apaixonado por comida