Biblioteca de Caraíva: O mundo dos saberes está ameaçado

 

Os livros carregam consigo diversos mundos. Pode até parecer clichê. Contudo, para quem vive em Caraíva - distrito de Porto Seguro, esta frase tem um sentido maior. Principalmente diante da realidade vivida pela comunidade no que diz respeito a educação e a cultura.

A Biblioteca de Caraíva foi um dos locais que recebeu as atividades do Festival Caju de Leitores. Neste espaço aconteceu a abertura do evento e estava previsto também o encerramento, cancelado por motivos climáticos.

Localizada na praça central da vila, a Biblioteca tem sido nos últimos anos, além de reduto da literatura, a verdadeira casa das artes e da cultura de Caraíva fomentando atividades gratuitas para moradores e visitantes.

Reconhecer a missão deste espaço, seja por meio das palavras que saltam do papel, seja pelas atividades lúdicas e de conhecimento que realizam, é afirmar as histórias e o aprendizado de uma comunidade tradicional que se faz presente no dia a dia do vilarejo.

Com esse espírito de sorver conhecimento, muitas vezes o tímido espaço - que guarda a grandeza de um mundo todo - vem firmando seu poder de valorização da literatura, da arte e da cultura.

A 'casa dos livros' tem passado por situações tão difíceis diante das políticas públicas para criar a base de leitura e gosto pelo livro, que é preciso ser exemplo e a Biblioteca tem buscado e sido o balizador de conhecimento neste quesito.

A última delas foi a Portaria nº 29/2022 publicada pela Secretaria Municipal de Educação na quarta-feira, 22 de setembro, pedindo a posse do prédio para a utilização exclusiva da Escola de Caraíva - que passa por reforma - e já está instalada no local desde março de 2022. O prédio, segundo estimativa inicial da Prefeitura de Porto Seguro, ficaria 'emprestado' até novembro deste ano, mas diante da realidade das obras deve permanecer até o final de 2023.

Números

A Biblioteca de Caraíva foi revitalizada em 2015 e hoje possui um acervo de cerca de 5 mil títulos com temas infanto-juvenil, de literatura brasileira e estrangeira e de outros conhecimentos técnicos. A estrutura impacta culturalmente um público de localidades vizinhas, como Nova Caraíva, Jambreiro e aldeias do território de Barra Velha (algumas a uma distância de cerca de 12 km).

Esse trabalho e espaço da biblioteca é validado por voluntários que doam seu tempo em atividades como práticas de Ioga, aulas de musicalização (Corpo e Voz), círculo de mulheres, dança afro e lambada, cineclube e práticas de leitura para todas as idades.

Saber

Segundo a voluntária, pedagoga e professora aposentada Valéria Cardoso Guedes, a biblioteca não é apenas um espaço do saber, mas uma casa onde a comunidade se encontra. É um espaço que permite os moradores e frequentadores a sonhar, conhecer outros mundos, derrubar muros e fortalecer-se com sabedoria. “Atualmente passam pela Biblioteca de Caraíva, cerca de 600 pessoas por mês, seja emprestando livros de nosso acervo, seja realizando as atividades artístico-culturais, nas exibições do cineclube, vivenciando saberes e endossando outras artes.

“Só de empréstimos de livros são aproximadamente 80 por semana, o que nos dá a entender que a população em geral tem o gosto pela leitura. Aqui, a comunidade indígena se também sente pertencente do espaço, já que vivencia o saber dentro das paredes do prédio”, ressalta.

Valéria ainda conta que na pandemia, para a comunidade ter acesso ao acervo duas frentes de trabalho foram desenvolvidas: pelo WhatsApp pessoal a voluntária se disponibilizou para atender a demanda pelo empréstimo dos livros. Já, por meio de cestas básicas – projeto endossado por moradores que enviou mantimentos aos mais carentes, a Biblioteca entregou livros infanto-juvenil para entreter as crianças que estavam sem atividade escolar.


 Com informações do Festival Caju de Leitores Fotos: Paulo VP

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Curitiba recebe campanha Porto Seguro Para o Mundo no Agente TÁ ON

Empresário de Porto Seguro conquista Prêmio Jovem Brasileiro

Alta Temporada contará com mais voos Azul para Ilhéus e Porto Seguro 

48 Horas pela Paz reúne celebridades com shows e reflexões em Trancoso

14º Arraial Cine Fest recebe inscrições para exibição de filmes