Jovens de 15 a 29 anos podem garantir benefícios como viagens gratuitas e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos por meio do documento Identidade Jovem (ID Jovem). E para ter acesso à carteirinha é simples, porém alguns critérios devem ser observados. Os interessados precisam ser pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A Identidade Jovem é um documento validador de direitos dos jovens de baixa renda, segundo a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), garantidos pela Lei nº 12.852/13 (Estatuto da Juventude) e regulamentado pelo Decreto nº 8.537/15.
Cadastro
O jovem que está enquadrado nos critérios, precisa apenas realizar o cadastro, onde é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS), pelo aplicativo ID Jovem e seguir o passo a passo.
O ID Jovem contempla duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; e, ainda, isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.
Com informações e foto de Ascom Gov BA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Cat Dealers e Evokings são atrações da Candy Party do Axé Moi
Porto Plaza Shopping promove sarau ‘Acorda, é Primavera’
Operação Florestal 2022 é lançada em Barreiras
Feira de Santana, Lençóis e Paulo Afonso terão 19 voos semanais pela Azul
Estado da Bahia ganha novo direito de resposta durante propaganda eleitoral gratuita