Óculos inteligentes ampliam autonomia de estudantes com deficiência visual

 

A secretaria da Educação da Bahia (SEC) realizou a entrega do primeiro lote de 209 óculos OrCamMyEye 2.0 para estudantes com deficiência visual da rede estadual de ensino. De acordo com o governo, o investimento foi de R$ 3,6 milhões. No total, a SEC fez a aquisição de 1.398 óculos OrCamMyEye 2.0, que serão entregues ao longo do ano, com investimento total de R$ 24,2 milhões. Foram contemplados todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs)

A ação busca garantir a efetiva inclusão educacional, por meio de orientações pedagógicas e operacionais; aquisição e adaptação de material pedagógico especializado para atender a demanda dos estudantes cegos e de baixa visão.

 

 

Para a diretora do NTE 26, que abrange a capital e Região Metropolitana, Salete Viana, a entrega é significativa para o atendimento e inclusão dos estudantes com deficiência visual. “Dentro do cotidiano deles é uma possibilidade de fazer as leituras. Esses óculos vêm para dar essa autonomia, não só na rotina na unidade escolar, mas também na rotina diária deles”.

O equipamento possibilita maior acessibilidade, autonomia, aprimora a comunicação, amplia as possibilidades de aprendizagem e garante inclusão social. Os dispositivos serão entregues conforme número de matriculados, priorizando primeiro os estudantes cegos e depois com baixa visão, em ambos os casos, pessoas sem deficiência auditiva.

 

OrCam MyEye 2.0

O OrCam MyEye 2.0 é um dos dispositivos de tecnologia assistiva vestível mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura. Discreto e leve, é um aparelho acoplado aos óculos que transforma textos em áudios, permitindo que deficientes visuais possam ler. Ele usa uma tecnologia de inteligência artificial para converter textos de maneira instantânea, seja de um livro, tela de um celular ou de outra superfície.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Édson Carneiro, Sara Victória Santos, recebeu seu equipamento e comemorou a novidade. “Minha expectativa está altíssima. Eu nunca tive. Sempre eu espero alguém sentar do meu lado e ditar o que está no quadro para eu escrever. E eu acho que com óculos isso vai facilitar muito”, disse a jovem que pretende cursar pedagogia ou música ao concluir o Ensino Médio.


Com informações de ina Magalí/GOVBA - Foto: Mateus Pereira/GOVBA

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

TripAdvisor divulga os melhores de 2024; confira quem se destacou na região

Latam duplica operação entre os aeroportos de Porto Seguro e Congonhas

TV Evangelizar já está com canal digital aberto para Porto Seguro

Versão da Bíblia em áudio é finalizada e disponível gratuitamente online

UFSB mantém nota máxima no Índice Geral de Cursos do Inep