Mais uma informação, que circula entre os grupos de WhatsApp e internet, tem deixado muita gente curiosa. Desta vez, o assunto é eleição. Diversas pessoas têm recebido a seguinte mensagem: “Só um aviso aqui, galera. Ontem passei pelo treinamento para os trabalhos para a justiça eleitoral no próximo dia 7. Lembrem-se de votar em todos os candidatos. Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo. Questionei isso lá, dizendo que a sociedade não tinha ciência de que voto parcial não é computado como voto válido. Questionei indignado, mas a instrutora foi bem clara em dizer que não era computado. Logo, vamos ficar esperto repassem a todos (sic)”.
Sem Embasamento
Segundo o Chefe de Cartório da Zona 122, em Porto Seguro, Marcelo Osterne, esta informação falsa é veiculada há bastante tempo e não tem embasamento. “A mentira já começa com o treinamento. Ainda nem iniciamos a convocação dos mesários, o que é feito em julho/agosto. Já o treinamento em agosto/setembro”, divulgou.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral divulgou em nota no site, desde 2018, esta fake News é divulgada. “A informação é falsa. O eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais. Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos”, conclui a nota.
Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Câmara tem Sessão Especial com debate e lançamento de livros
Italiano desaparecido é encontrado em Trancoso
ALJUSBA realiza eleições para o Biênio 2022/2024
Há vagas: WAM contrata em Porto Seguro