O multicampeão Luis Pedreira vai representar Porto Seguro no Campeonato Mundial de Beach Tennis, de 02 a 06 de agosto, em Fortaleza/CE. E mais: ele vai para a capital cearense de bike. Organizado pela Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT), será a 22ª edição da competição da IFBT e a primeira vez fora da Europa.
Pedreira é um dos grandes incentivadores da modalidade na região. Presidente da Federação Bahiana de Beach Tennis (FBBT), ele é o líder do ranking nacional da Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) e também mundial pela IFBT. Na capital cearense fará dupla com o pernambucano Fernando Estelino de Albuquerque, quinto do ranking.
O torneio internacional, tradicionalmente disputado na região da Catalunha, na Espanha, chega às areias de Fortaleza em duas categorias: Copa das Nações e Open. A Copa das Nações é a atração principal, com os melhores jogadores de cada país disputando o título Mundial, além de R$ 50 mil como premiação. O Open, por sua vez, possui 24 categorias diferentes, entre masculino, feminino e duplas. As inscrições estão abertas pelo site da CBBT.
Desafio Pedreira
Para participar da disputa, Luis Pedreira criou um desafio envolvendo sua outra paixão esportiva: ele vai percorrer os cerca de 1.700 Km entre Porto Seguro e Fortaleza de bike. O atleta sai da Costa de Descobrimento na quarta-feira, 21/06, com previsão de cerca de 35 dias pedalando.
O atleta conta que “o desafio é uma mistura de muitas coisas... pessoal, divulgação do esporte, alertar a galera a usar menos o carro e mais a bike; ajudar na conscientização que devemos cuidar mais do próximo e do nosso planeta...” No caminho, Pedreira participa de uma etapa do campeonato Paraibano, de 14 a 16/07, onde vai fazer dupla com outro pernambucano, Thiago Fonte.
WBS Brazil
O Mundial de Beach Tennis da IFBT está inserido na programação da terceira edição do World Beach Sports Brazil (WBS Brazil), um dos maiores eventos de esportes de praia do mundo. Entre 02 e 06/08 a av. Beira-Mar recebe o Mundial. E, de 09 a 13/08, a orla cearense será palco de mais de 20 modalidades nas arenas multiuso, incluindo o Campeonato Mundial de Frescobol e o Desafio WBS de Canoa Havaiana.
Roslavo Brilhante, diretor do WBS Brazil, comemora o crescimento no beach tennis no país. “De uns anos para cá se popularizou de forma exponencial. É um marco recebermos essa competição. Não só está saindo da Europa, como está vindo para o Brasil, para Fortaleza. É uma conquista para o esporte cearense. Os melhores jogadores do mundo, de vinte nacionalidades diferentes, estarão aqui”.
Roslavo explica que "já houve outros torneios internacionais, mas eles foram feitos pela federação de tênis. Estamos vivenciando a história do esporte, com jogadores vocacionados e organizado por órgão oficial que já realiza torneios e o fomento da modalidade há mais de 20 anos".
Fotos: arquivo pessoal
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Equipe Lucas Oliveira volta medalhada do Campeonato Baiano de Natação
Rhywan brilha mais uma vez em campeonato amador de skate
Porto Seguro vence e encara Niterói na semi da Copa do Brasil de Rubby
Técnico de futebol cria time das categorias de base com os melhores da cidade
Craque Cauly é o primeiro filho de Porto Seguro a disputar o Brasileirão
RESPOSTA DA REDAÇÃO:
Agradecemos sua participação. Líder do ranking nacional da Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) e também mundial pela IFBT. Categoria principal.