Agricultores participam de curso de doces e geleias

Indígenas e agricultores de Porto Seguro participaram, de 14 a 16/10/19, no IFBA, de cursos sobre boas práticas de fabricação de doces em pasta e geleias.  Eles foram acompanhados por representantes do Projeto Selo Orgânico, da Secretaria Municipal de Agricultura, que apoia e incentiva a agricultura familiar orgânica.  Em novembro serão mais três módulos.

Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Rocha, esses cursos proporcionarão novas opções para aproveitamento de matéria prima, fabricando alimentos livres de aditivos químicos, produzidos com insumos orgânicos. Segundo ela, os cursos têm como objetivo orientar a manipulação correta dos alimentos e agregar valor aos produtos orgânicos. "O que sobrava na roça agora poderá se transformar em mais uma fonte de renda. E o consumidor terá mais diversidade nas feiras agroecológicas", observa.

Os cursos estão sendo realizados com o incentivo da Prefeitura, através da parceria da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Assuntos Indígenas e IFBA. "Estou aperfeiçoando o que eu já produzia. Pretendo multiplicar na aldeia o que aprendi e vender para turistas e moradores no quiosque que estou construindo", afirma a indígena Maria Odete Alves dos Santos, da Aldeia Novos Guerreiros. Já a agricultora do Assentamento Santa Maria, Maria José Ferreira Ramos conta que vai aproveitar frutas que eram desperdiçadas na propriedade. "A gente tem que aprimorar a receita da vovó para entrar no mercado. E é o que estamos fazendo aqui".

Para o professor Marcus Andrade, do curso técnico em alimentos e tecnólogo em agroindústria, é uma grande troca de experiências entre professores e alunos. "Toda vez que IFBA recebe as demandas da comunidade e consegue contribuir é uma satisfação muito grande", enfatiza. O professor Marcello Leite também se diz feliz com a parceria entre o IFBA e a Prefeitura Municipal. "Sou simpatizante da agricultura familiar e indígena. Pela questão de saúde e geração de renda para estas comunidades. Todos saem ganhando, a população com produto local e os agricultores", salienta.

Atualmente os agricultores comercializam seus produtos nas feiras agroecológicas da cidade. E o supermercado Cambuí - onde já se pode encontrar os produtos orgânicos certificados de agricultores de Porto Seguro - também está apostando na agricultura local familiar orgânica. Acompanhe nas redes sociais: @projetoseloorganico


Fonte: Ascom PMPS