Veracel Celulose alcança 99% de reaproveitamento de resíduos

Empresa apresentou case detalhando os avanços em reciclagem e aproveitamento de sub resíduos durante o 53º Congresso de Celulose e Papel da ABTCP

 

A Veracel Celulose ampliou o nível de reciclagem de resíduos de 69%, em 2012, para 99% em 2019. O case, explicando como a empresa passou a aproveitar subprodutos de diversos processos, reduzindo a destinação para aterros industriais, foi apresentado durante o 53º Congresso de Celulose e Papel da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) e 9º Colóquio Internacional sobre Celulose e Eucalipto (Icep, sigla para os termos em inglês International Colloquium on Eucalyptus Pulp).

“Em fevereiro de 2012, nosso aterro industrial tinha apenas 8 meses de vida útil. Nós geramos 18 tipos de resíduos no processo de produção e papel e celulose e 10 eram destinados ao aterro industrial. Notar estes números foi um divisor de águas”, comenta Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel. Parte fundamental para a mudança foi dar visibilidade dos resíduos gerados à todos os colaboradores, provocando uma mudança de cultura na empresa. A lama de cal, por exemplo, passou a ser reaproveitada, eliminando a necessidade de comprar cal virgem para fornos de 2014 a 2017. “Hoje, apenas dois resíduos são encaminhados para o aterro e quando já não é possível reaproveitar os sub resíduos”, completa.

Durante o congresso, a empresa também apresentou a metodologia de gerenciamento de portifólio de projetos com base em avaliação de riscos, na palestra “Gerenciamento de portfólio de projetos com base na avaliação de risco: um estudo de caso da fábrica de celulose da Veracel”, ministrada pelo engenheiro Hugo Gomes, da Time Now. “É possível quantificar, numericamente, a gravidade e urgência de execução de projetos, além de identificar a necessidade de elaborar planos de contingência, mitigando riscos e postergando questões não fundamentais”, afirma Gomes. O grande ganho da metodologia adotada pela Veracel, segundo o engenheiro, “é ter critérios quantitativos para tomada de decisão, possibilitando a comparação dos ganhos e riscos intrínsecos a cada operação”.

A Veracel ainda disponibilizou o estudo “Análise de dados como instrumento de otimização de estudos ambientais”, demonstrando o monitoramento de impacto da atividade em um manguezal no estuário do rio Jequitinhonha, à 88 km da fábrica. O documento mostra que além de não ter impacto negativo na biomassa local, os métodos estatísticos aplicados permitem subsidiar a redução da frequência de monitoramento na área.

 

 

Veracel realiza webinar especial na Semana da Criança

 

O evento 100% online e gratuito e será realizado nesta quinta-feira, dia 15, às 18h, no canal do Youtube da empresa

Na semana do Dia das Crianças, a Veracel Celulose realiza o webinar “Recriação de Histórias e Contos Infantis”, que abordará a importância da leitura para crianças e o universo dos livros e contos infantis que valorizam a cultura brasileira e a afrodescendência, presente no país. O evento que dará continuidade à série online Conversas Inspiradoras, ocorrerá na próxima quinta-feira (15), às 18h, no canal do Youtube da empresa.             

A proposta do webinar, de acordo com Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Veracel Celulose, é envolver as famílias no mundo de histórias infantis. “Ler para uma criança é um momento de afeto, imaginação e de formação de referências”, complementa."O evento conta com a participação da escritora baiana de contos infantis, Emília Nuñez, e com Caroline Adesewa, educadora e responsável pelo projeto Afroinfância. A mediação será feita pela engenheira de Segurança do Trabalho na Veracel Celulose, Nínive Maia.

A série “Conversas Inspiradoras”, que vem sendo realizada em nosso canal desde o início de julho, tem por objetivo divulgar conhecimentos que contribuam para tornar mais leve a rotina do público em meio à pandemia. Para participar, basta acessar o canal do Youtube da Veracel.


Fonte: Ascom Veracel

© 2020 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade