Dia de Portugal será comemorado pela primeira vez em Porto Seguro

Em visita ao secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, dia 29/01/20, o cônsul-geral de Portugal em Salvador, com jurisdição no Nordeste, Jorge Fonseca, anunciou a comemoração, pela primeira vez, do Dia de Portugal na cidade de Porto Seguro, no dia 11 de junho. A ideia, segundo ele, é descentralizar, levando a celebração para outras cidades, além da capital baiana.

Em visita ao secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, dia 29/01/20, o cônsul-geral de Portugal em Salvador, com jurisdição no Nordeste, Jorge Fonseca, anunciou a comemoração, pela primeira vez, do Dia de Portugal na cidade de Porto Seguro, no dia 11 de junho. A ideia, segundo ele, é descentralizar, levando a celebração para outras cidades, além da capital baiana. A escolha de Porto Seguro como primeiro local fora de Salvador para a comemoração do Dia de Portugal tem razões históricas”, explicou o cônsul, referindo-se ao fato de a cidade do sul da Bahia ter sido o berço do Descobrimento do Brasil pelos portugueses. Além da cerimônia comemorativa, com a presença de autoridades dos dois países, a festa contará com um concerto da cantora portuguesa Ana Laíns.

A data oficial das comemorações do Dia de Portugal é 10 de junho, porque, neste dia, no ano de 1580, morria o poeta Luís de Camões. Também são comemoradas na mesma ocasião as Comunidades Portuguesas e a língua portuguesa.

No encontro com o cônsul, o secretário Fausto Franco frisou a importância das iniciativas que visam à descentralização.  “Temos de olhar o Estado como um todo, estendendo nossa visão para todas as regiões”, afirmou. Ele mencionou também negociações para a retomada de voos charters ligando Portugal a Porto Seguro.

Segundo Jorge Fonseca, a Bahia é um destino atraente para os portugueses por ser uma região de belas praias e pela simpatia do povo. Além disso, há os laços históricos que irmanam o país europeu com os baianos. Também participou do encontro a diretora de Promoções da Secretaria do Turismo do Estado, Regina Ahmed.


Fonte: Setur BA