Em Trancoso, Ministério do Turismo discute ações para promoção do destino

 

Ministro Marcelo Álvaro Antônio e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, se reuniram com o trade turístico local

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta terça-feira (17.11) com representantes do setor turístico de Trancoso, distrito de Porto Seguro (BA). Acompanhado do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, Álvaro Antônio reforçou o apoio do governo federal para a Retomada do Turismo, de forma responsável e segura, na região, que é um dos destinos mais procurados do litoral da Bahia.

Após paralisação das atividades devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, a vila já voltou a registrar a presença de muitos turistas, que são orientados a adotar práticas de biossegurança para proteção contra a doença. “Com segurança e responsabilidade o turismo em Trancoso e em todo o Brasil está preparado e unido para retomar suas atividades e ter um papel de destaque na recuperação econômica do país, por meio da geração de emprego e renda para a nossa população”, destacou o ministro do Turismo ao reforçar o apoio do governo federal ao setor.

A OMT, que é a agência das Nações Unidas especializada em Turismo, anunciou há dois meses a intenção de trazer um escritório regional para o Brasil, já no próximo ano. Trata-se da primeira base da organização na América Latina. Veja mais detalhes AQUI.

Para acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da Covid-19, na última semana, o governo federal lançou a Retomada do Turismo. Trata-se de uma aliança nacional que, amparada por protocolos de biossegurança, irá desenvolver uma série de ações com foco na preservação de empresas e empregos no setor; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens. Ao todo, integram a Retomada do Turismo 32 instituições dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S, com ações previstas até 31 de julho de 2021.

Trancoso

Localizado na região sul da Bahia, Trancoso, que tem no turismo a sua principal atividade, integra a rota estratégia Costa do Descobrimento, como distrito de Porto Seguro, assim como Arraial d´Ajuda e Caraíva. O roteiro conta ainda com a cidade de Santa Cruz Cabrália. Foi nesta região que Pedro Álvares Cabral desembarcou em 1500.

A Costa do Descobrimento é uma das 30 rotas turísticas estratégicas, localizados em 158 municípios do País, abrangidas pelo programa Investe Turismo. A iniciativa prevê uma série de ações para acelerar o desenvolvimento e aumentar a qualidade e a competitividades nestes destinos turísticos.


Fonte: Amanda Costa/MTur - Fotos: Gustavo Messina