A retomada pós coronavirus

Publicado na edição 420 do Jornal do Sol

Fala galera, hoje a coluna é especial para os donos de restaurantes que já estão se preparando para o retorno. Muitos como eu, estão oferecendo o serviço de entrega, então não pararam por completo, mas a volta vai ser bem diferente do que estamos acostumados, e devemos nos preparar.

Um ponto importante que temos que pensar é na elaboração do cardápio. Além da questão do cardápio físico, como: qual será o material? Será descartável? Será individual ou será um cardápio fixo apenas para consulta? Você também terá de pensar no que vai ser servido. É hora de mudanças gerais e de dar preferência a um cardápio com opções reduzidas e que sejam bem ecléticos.

Otimizar o estoque é outra coisa fundamental. Não sabemos como será a entrega dos fornecedores e o que estará disponível no mercado. É importante ficar em contato com os fornecedores e saber o que está acontecendo.  Pensando num mundo pós coranavírus, uma coisa a se analisar também é que você pode ter de trabalhar com a mão de obra reduzida. Não só por conta de distanciamento, mas também pela instabilidade que provavelmente se apresentará.

E o que isso tem a ver com o cardápio? Tudo! Ter menos gente é talvez não conseguir entregar todos os pratos disponíveis no seu cardápio atual. Outra coisa importante é a quantidade de pessoas que você poderá atender em seu estabelecimento, espaçamento das mesas, padrões de serviço, tudo isso terá de ser revisto.

Enfim, a melhor opção é voltar aos poucos e ir sentindo o que a clientela está procurando, uma vez que o padrão de consumo deverá mudar substancialmente. Boa sorte a todos nós e vamos em frente!

Para a receita de hoje um clássico que todos amam e nunca muda. A tradicional lasanha bolonhesa.
 

Lasanha Bolonhesa

Ingredientes: 01 litro de água, 350g de farinha de trigo, 02 ovos, 250g de carne moída, 02 colheres de sopa de óleo ou azeite, 03 dentes de alho, 01 cebola média ralada, sal e pimenta do reino a gosto, 350g de molho de tomate, cebolinha e salsa a gosto, 03 colheres de sopa de manteiga, noz moscada a gosto, 250g de queijo mussarela, 100g de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Massa: Misture 200 g de farinha de trigo e 2 ovos para fazer a massa e uma pitada de sal, deixe descansar por 30 minutos e depois abra com o rolo até que fique com uma espessura de 1mm e corte  do tamanho de sua travessa. Coloque a água para ferver e cozinhe a massa até ficar no ponto ao dente. Após cozida, passe um pouco de óleo ou azeite para não grudar. Reserve para a etapa posterior.

Molho Bolonhesa: Refogue a cebola, o alho e depois acrescente a carne moída. Misture o molho de tomate ao refogado. Acrescente a cebolinha e a salsa. Deixe cozinhar por 05 minutos mexendo sempre e reserve.

Molho Branco: Em uma panela misture a manteiga derretida com a farinha de trigo, diluindo a mistura e acrescente o leite, mexendo bem até ir engrossando.  Tempere com sal a gosto e noz moscada. Aqueça por mais 03 minutos e desligue o fogo

Montagem: Coloque um pouco do molho à bolonhesa no fundo de uma forma. Coloque uma camada da massa e depois uma camada de Mussarela e depois uma camada do molho branco. Coloque uma camada de massa e repita essa sequência. Para finalizar, salpique o queijo parmesão ralado por cima.

Assar: Leve ao forno 180ºC para assar, por aproximadamente 20 minutos até que fique dourado. Agora é só servir e bom apetite! 


Caio Silva é Chef de Cozinha do Restaurante Banzé