Editorial edição 417

Porto Seguro se prepara para mais um Carnaval, com grandes atrações na Passarela e Axé Moi, festas públicas e particulares por todos os cantos. Na Passarela, a Prefeitura investiu pesado, trazendo para a rua, de graça, artistas consagrados, como Daniela Mercury, estrela do Carnaval de Salvador, Carlinhos Brown, Saulo e Maiara&Maraísa, mais as atrações locais.

Para quem achar pouco, na Arena Axé Moi, a animação continua a partir da quarta-feira de cinzas, com Harmonia do Samba, Dennis, Leo Santana, Wesley Safadão, Tomate, Bell, Psirico, Parangolé e Banda Eva. Os amantes do Carnaval agradecem. E a economia da cidade também, por mais esse incremento, quando tudo pareceria acabar em cinzas.

Aa cereja do bolo vem com a irreverência dos blocos culturais, na sua maioria, formados por moradores, filhos nativos e adotivos, que encontram aí uma diversão genuína e acessível a todos os gostos e bolsos. Tem blocos glamorosos, como a tradicional Bandeiroza, de Arraial d´Ajuda, que ganha as ruas com luxo sem deixar de abrir alas para a simplicidade de quem prefere ficar anônimo ou acompanhar tudo na pipoca.

Em Porto Seguro, tem os mais tradicionais, como o Bloco das Fraldas, que arrasta marmanjos “mamados”, com suas bebidas que passarinhos nem crianças bebem. E o Fantástico, que há mais de quatro décadas, empolga mulheres e crianças, em um permanente louvor à alegria e uma eterna homenagem a sua fundadora, Maria Boneca. Dando show de bom humor, tem também as Barguncetes, onde homem brinca de virar mulher e mulher também pode virar homem, espantando o preconceito, tudo zueira e diversão, sem hora para acabar.

Mais recente e não menos pomposo, O Bloquinho é dos mais democráticos, onde o deleite é gratuito e envolvente. Caçula dos blocos, ele se multiplicou e a cada ano arrasta multidões pelas ruas, em um verdadeiro show de criatividade e irreverência. Da nova leva, destaque também para o Suvaco do Cabral, que fecha o Carnaval no sábado seguinte ao oficial, com direito a samba enredo e lavagem do Cabral pelas baianas da Melhor Idade. Coisa de profi!

Com sua natureza exuberante, praias maravilhosas, gastronomia diversificada, bons restaurantes e uma rede hoteleira de fazer inveja a qualquer capital, Porto Seguro é realmente uma grande pedidapara quem deseja aproveitar uma das maiores festas populares do Brasil e do mundo. Seja para descansar ou se jogar na folia.

A grande pedida é espantar as tristezas e deixar as águas rolarem. Com responsabilidade, respeito ao próximo, e sem dormir no ponto.