Ferrovia Oeste-Leste inicia obras no trecho entre Ilhéus e Caetité

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira, 03/07, da cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus/BA. O lote 1F da FIOL 1 tem 127 Km de extensão ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. Contam com investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e têm previsão de durar 36 meses, com início da operação em 2027.

Até Caetité serão cerca de 537 Km de extensão da FIOL 1, passando por 19 municípios baianos. A ferrovia se divide em cinco lotes: 1F, 2F, 2FA, 3F e 4F. Os lotes 2FA e 3F já estão concluídos, enquanto os demais lotes possuem previsão de conclusão para 2026.

No total, a FIOL terá 1.527 km de extensão, aproximadamente. Vai ligar o futuro Porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis/TO, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal trabalham para a concessão dos outros dois trechos: a FIOL 2, entre Caetité e Barreiras/BA, com obras em andamento; e a FIOL 3, de Barreiras a Figueirópolis/TO, que aguarda licença de instalação.

Em seu discurso, o presidente Lula pediu aos empresários que entreguem a ferrovia pronta até o final de seu mandato, em 31/12/26. "Façam um pouco de hora extra, trabalhem no final de semana, se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo” e não deixar a obra inacabada.

Ao lado de Lula, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse que o início das obras "é a concretização de um importante vetor de desenvolvimento logístico e econômico para a Estado. A obra, em sua fase mais avançada, vai gerar cerca de 1.200 empregos para baianos e baianas, e o resultado vai trazer grande impulso para a nossa economia, com avanços no escoamento e exportação de setores estratégicos, como a mineração e o agronegócio".

Participaram do evento também o ministro dos transportes, Renan Filho, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e o diretor Luciano Lourenço, além de outras autoridades públicas e representantes da Bahia Mineração S.A. (BAMIN), empresa responsável pela subconcessão.

A BAMIN foi vencedora do leilão da Fiol, realizado em 8/4/2021, se tornando responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho de 537 km, em uma subconcessão que vai durar 35 anos, totalizando R$ 5,41 bilhões de investimentos (Capex) e R$ 13,37 bilhões de custos operacionais (Opex). O segmento vai abranger o trecho ferroviário entre os municípios de Ilhéus e Caetité.

“A BAMIN está comprometida com um futuro sustentável e integrado. Trabalhamos para tornar realidade, até 2027, a operação de um dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil, com um grande corredor logístico de escoamento e exportação, que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico, sobretudo, através dos setores da mineração e do agronegócio”, afirma Benedikt Sobotka, CEO Global da ERG, organização responsável pelas atividades da BAMIN no Brasil.

A integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.


Com informações da Secom Gov. Federal e BAMIN - Imagens: reprodução ANTT (www.gov.br)

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