Filhos de Netuno pintam de azul e branco as areias de Caraíva

Pelo 5º ano, o Bloco Filhos de Netuno realiza o desfile entre o rio e o mar nas areias de Caraíva. E pintam de azul e branco - com suas roupas, túnicas, guias, coroas, tridentes, acessórios de conchas e pinturas - o Carnaval do Vilarejo, enchendo as ruas de semi-deuses e seres do mar. Criado por Diego Biral e Gabriel Güyrá, o bloco é inspirado no maior bloco Afro de Salvador - o Filhos de Gandhi.

O Filhos de Netuno tem como principal propósito valorizar a Cultura Baiana, Cultura Afro e as Tradições Culturais de Caraíva, sempre trazendo referências à Mitologia Grega e ao Deus dos Mares - Netuno – e claro, à bebida homônima mais tradicional da Vila. Com musicas autorais, o bloco que recebe referências do samba reggae, marchinhas tradicionais e adaptações de músicas populares para esses ritmos, leva para as ruas cerca de 2 a 3 mil foliões.

Inédito

O Filhos de Netuno, em 2020, pela primeira vez ultrapassou o rio Caraíva e foi parar em na Capital Paulista, no Pré- Carnaval Oficial, levando consigo mais de 50 músicos a um de 5 mil pessoas. Mas o bloco não é apenas folia. É por meio dele que diversas ações de conscientização acontecem, explica um dos criadores do Filhos de Netuno, Gabriel Güyrá.

“Durante o festejo, produzimos e incentivamos o uso de copos reutilizáveis assim como o uso de confete biodegradável, além da redução da produção de lixo durante o  carnaval, pois entendemos que temos a missão de cuidar de 100% do lixo gerado durante o bloco, que também se prontifica a contribuir financeiramente com a comissão Caraíva Folia, para a instalação de banheiros, contratação de seguranças e garis para a  limpeza dos locais de concentração, trajeto e dispersão”, reforça.

Contrapartida

Gabriel ainda ressalta que há contrapartida ecológica, social, cultural e/ou educacional,  oferecendo à comunidade de Caraíva, oficinas de percussão para moradores, turistas, crianças e PNEs.

Para quem quiser conhecer e participar do Filhos de Netuno, basta se fantasiar e cair na folia. O bloco é gratuito e tem início com concentração na Praça da Igreja às 14h e saída às 16h. O encerramento acontece às 20h.


Foto: Léo Barreto (Filhos de Netuno)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

O mais antigo, Bloco Fantástico leva alegria e charme ao Carnaval

Bloco Carna Porco completa 12 anos de folia no Arraial d’Ajuda

Porto Seguro se destaca em ranking da Decolar para o Carnaval

Blocos e agremiações carnavalescas retomam desfiles após pandemia

Litoral Sul terá blocos de carnaval em 2023