Com marchinhas de Carnaval e muita alegria, embalados pelo Quadrissom, o bloco Filhos de Netuno arrastou cerca de 3 mil foliões pelas vielas entre o rio e o mar de Caraíva no Domingo, 19/02. O grupo composto por nativos, indígenas, turistas brasileiros e estrangeiros, passou encantando, saindo da praça principal em direção à praia, onde o show seguiu até a noite num cenário paradisíaco.
Foi o 5º desfile do bloco criado por Diego Biral e Gabriel Güyrá, inspirado no maior bloco afro de Salvador - o Filhos de Gandhi e homenageando a mitologia do Rei dos Mares. Nas cores azul e branco, a bateria, com mais de 70 participantes, em sua maioria mulheres, não deixou ninguém parado, tocando também músicas autorais.
Muito além da folia, o bloco promove diversas ações de conscientização ambiental e educacional no distrito, como explica Gabriel Güyrá. “Produzimos copos reutilizáveis para os festejos, incentivamos o uso de confete biodegradável e temos a missão de cuidar de 100% do lixo gerado pelo nosso desfile”.
O bloco também oferece à comunidade de Caraíva oficinas de percussão para moradores, turistas, crianças e PNEs. “E nos prontificamos a contribuir financeiramente com a comissão Caraíva Folia, para a instalação de banheiros, contratação de seguranças e garis para a limpeza dos locais de concentração, trajeto e dispersão”, reforça.
O movimento “Caraíva Sem Assédio” estava presente para que as mulheres pudessem se divertir tranquilas. O Filhos de Netuno contou com apoio da Associação de Nativos de Caraíva (Anac), do Conselho Comunitário, Awe, de empresas parcerias e da prefeitura de Porto Seguro.
Fotos: divulgação PMPS
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Timbaleiros e Manga Rosa botam pra tremer no Carnaval de Cabrália
Em Porto Seguro, documentos perdidos no Carnaval podem ser retirados na Deltur
Domingo de Carnaval em Porto Seguro teve festa por toda a cidade