Campeão Mundial de Cross Country Sub-23, o chileno Martin Vidaurre foi o mais veloz do primeiro dia da Ultramaratona Brasil Ride Bahia 2024, considerada a maior stage race premium do mundo. Numa chegada emocionante, ele superou o português Tiago Ferreira, campeão de 2023, por milésimos de segundo. O brasileiro José Gabriel Almeida completou o pódio, bem colado e aparecendo na foto de chegada. (Confira abaixo os tempos)
A estratégia do chileno foi dar um start maior. “A prova foi rápida, era mais curta e decidi por andar um pouco mais forte. O grupo era muito grande e todos queriam entrar na trilha primeiro. Por isso resolvi me posicionar bem. Foi uma boa etapa, uma boa trilha e muita água. Para amanhã, vamos ver. A etapa é longa”, revelou.
Tiago Ferreira explicou que o terreno estava um pouco pesado pela chuva dos dias anteriores, mesmo assim, a etapa foi bastante rápida. “Segui no grupo da frente, eu, o Martin, o Zé Gabriel e o Lucas [Kauffmann]. Depois o Lucas acabou por quebrar e seguimos os três até o fim para conseguir abrir o máximo de distância. Estou feliz com o início, e estou pensando mais no tempo de classificação geral, pois amanhã começa a Brasil Ride. Sou atleta de maratona, o ‘passar das horas’ me favorece. Vamos ver o dia-a-dia sem pensar muito nos próximos dias”.
Elite feminina
A Elite Feminina também teve brasileira no pódio. Apesar do primeiro lugar ter sido da holandesa Tessa Kortekass, a brasileira campeã panamericana Karen Olímpio segue firme na disputa ao lado da suíça presença olímpica na Brasil Ride, Irina Luetzelschwab.
Tessa disse que é a primeira vez que divide a disputa com Karen e que resolveu não exigir tanto pois ainda tem 6 dias de competição. Karen, que estava há 5 anos sem competir na Brasil Ride, concorda que a etapa de hoje foi para conhecer e buscar estratégias para os próximos dias.
“O dia foi de lama e emoção. Quis apimentar um pouco a temporada e não esperava que tivesse uma largada tão intensa. A Tessa abriu vantagem na trilha e eu acabei ficando no trânsito, então foi difícil buscar imediatamente. Tracei uma estratégia para chegar, já que a Irina estava sempre muito próxima. Achei meu ritmo e segui. Não adianta doar tudo e não sobrar nada para os outros dias. Ainda teremos grandes dias de disputa”, concluiu.
Prestigiando o evento e os atletas, o Secretário de Turismo de Porto Seguro Guto Jones esteve na Brasil Ride e conheceu os vencedores da etapa no pódio e a estrutura organizacional do evento.
Etapa 2
A etapa 2, na segunda, 21/10, os 500 atletas seguem para uma jornada onga e épica, que se inicia na Arena Uíki e finaliza no famoso acampamento, carinhosamente chamado de Vila Brasil Ride, em Guaratinga. O percurso tem 126,2 km de distância e 2.190m de altimetria acumulada.
De acordo com o Diretor de Provas da Brasil Ride, Rafael Campos, a saída para Guaratinga acontece às 7h. É nesse dia que os atletas cruzam o Parque Nacional do Pau Brasil, uma unidade de conservação extremamente preservada com características únicas, uma região de Mata Atlântica.
“Single tracks e terrenos planos, mas com muita água e folhas esperam os participantes ao longo do caminho. O dia é de grandes trechos de estradão de terra e alguns de até rodovia, por isso a atenção deve ser redobrada e a velocidade deve ter uma média alta. A etapa 2 tem tempo limite e os atletas precisam passar pela linha de chegada até às 17h45, para ser considerado finisher. Na chegada, os atletas se acomodam em suas barracas e seguem para o jantar de premiação”, finalizou.
A Brasil Ride Bahia 2024 tem patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors, Kona Bicycles, Unidas, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.
Resultados da Etapa 01 - 20/10/2024 - Arraial d´Ajuda
Solo Elite Masculina
1º - Martin Vidaurre - CHI (Specialized Factory Racing) 02h02’05”553
2º - Tiago Ferreira Vouzela - POR (Bh Tf) - 02h02’05”817
3º - José Almeida - BRA (Squadra Oggi) - 02h:02’06”807
Solo Elite Feminino
1º - Tessa Kortekaas - HOL (Cannondale Isb Sport) - 02h25’09”337
2º - Karen Olímpio Soul - BRA (Cycles Free Force) - 02h25’37”087
3º - Irina Luetzelschwab - SUI (Team Bulls Swiss) - 02h26’00”337
Dupla Open
1º - Paulo Marinho e Vinicius Henrique - BRA (Athor Bikes) - 02h11’13”337
2º - Joao Melquiades e Marllon Felipe - BRA (Cmd Bikers Race) - 02h02’14”17.090
3º - Walace Assis e Tiago Oliveira - BRA (Tutano Bike) - 02h14’44”840
As etapas da ultramaratona
2ª etapa (21/10) - 126,2 km e 2.190 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa (22/10) - 77,8 km e 2.450 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa (23/10) - 101,2 km e 2.670 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa (24/10) - 137,4 km e 2.155 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis
6ª etapa (25/10) - 19,7 km e 264 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa (26/10) - 47 km e 519 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
Com Informações de Débora do Carmo - Fotos Wladimir Togumi (Brasil Ride)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Copa Porto Seguro de Skate reforça o potencial do esporte na região
Destaques da Porto Cup recebem convites para testes em grandes equipes
Show do STU em Porto Seguro! Confira resultados e entrevistas com os campeões
Nadadores de Porto Seguro conquistam 32 pódios no Campeonato Baiano de Inverno
Setur e Abih-BA celebram recordes de ocupação na rede hoteleira