Brasil Ride tem final emocionante

 

No sábado, 13/11, foi realizada a sétima e última etapa do Santander Brasil Ride Bahia, numa disputa emocionante dos últimos quase 50 Km de percurso 500 m de altimetria acumulada. Também foi o dia de muitos ciclistas participarem da Maratona dos Descobrimentos.

A final disputadíssima teve pódio com Gustavo Xavier e Alex Malacarne que abriram vantagem de mais de 3 minutos, para o segundo e terceiro lugares, Hans Becking e José Dias e Ulan Galinski e Edson Resende.

Mesmo assim, a vitória na classificação geral foi para Hans e José, que fizeram uma linda história nesta edição e garantiu ao holandês a quarta vitória e o isolou como maior campeão da ultramaratona. Estreante na competição e com diversos títulos mundo afora, o português José Dias falou com exclusividade para o Jornal do Sol. “Essa é minha primeira vitória da Brasil Ride e sem dúvida, é muito especial. Fiquei muito feliz em partilhar essa viagem e essa conquista com o Hans. Estamos fechando o ano com chave de ouro. Só tenho a agradecer e para o próximo ano, voar ainda mais alto”, ressaltou.

Vice-campeões, Alex Malacarne e Gustavo Xavier também comemoraram a vitória. Depois de perderem mais de 12 minutos na primeira etapa, por conta da quebra da corrente de uma das bikes, a dupla se recuperou e chegou a líder das Américas. Em entrevista ao Jornal do Sol, Gustavo Xavier falou das dificuldades e da estreia da dupla mais jovem a participar da elite da principal stage race premium do mundo. “Foi uma super experiência. Em sete etapas vencemos quatro, além do terceiro lugar, na 4ª etapa. Foi um resultado muito bom para equipe e também pessoal, de conquista. Recebemos o título de campeão das Américas, um super mérito depois de ter tido tantos problemas no primeiro dia. Recuperar todo esse tempo e vestir a camiseta branca na última etapa, foi gratificante”, salientou.

 

Feminino

Entre as mulheres, as alemãs Naima Diesner e Anna Jördens deram a volta por cima no final, para garantir o troféu de campeãs da elite feminina. As alemãs viraram o jogo, após ver a vitória das de Marcella Toldi e Lutecia Azevedo nas duas primeiras etapas e estarem no pódio até o último dia. Um quadro quebrado e remendado com uma escova de dentes, na segunda etapa quase tirou a dupla da ultramaratona, mas a persistência fez com que diminuíssem a vantagem de 39 minutos das brasileiras, para 15 a seu favor.

Experiência

Num ano de tantas estreias no ciclismo, outro competidor chamou a atenção do público. Rodrigo Hilbert também falou ao Jornal do Sol sobre a experiência da ultramaratona. Seu incentivo para participar da prova veio há 8 anos, em uma conversa com Avancini, que este ano, não participou da competição. “Em uma conversa com Avancini, ele me disse que se quisesse ser ciclista de verdade seria preciso participar de uma Brasil Ride, e hoje estou aqui participando. Graças a Deus, ao equipamento, à saúde, aos companheiros e pessoas que estão aqui, tudo deu certo: nenhum tombo, nenhuma quebra, a bicicleta perfeita. Só com a conjuntura de todos esses fatores é que se consegue concluir uma etapa dessa. Não é simplesmente falar, ‘eu quero fazer’. Estou concluindo uma etapa da minha vida.  A Brasil Ride não é só uma prova, é uma etapa da minha vida”, revelou.

O artista explica que para concluir a prova respeitou os seus limites, o que fez com que chegasse até o final da competição. “Procuro fazer as coisas com consciência. Quando viemos para cá, conversei com meu parceiro e disse que faria tudo dentro dos meus limites, para não ter nenhum problema. E eu fiz exatamente o que eu imaginei, A lição é essa se preparar para os desafios da vida e sempre no seu limite. Entendo que estou no caminho certo”, finalizou.

Participação

A Maratona dos Descobrimentos, que reúne ciclistas amadores, foi realizada poucos minutos após a largada da última etapa da elite da Santander Brasil Ride Bahia e percorre o mesmo caminho da ultramaratona. Entre os homens da elite, Leomar Lapa foi o mais veloz, em 3h22min45, seguido de Lucas Matos, 3h23min49, e Warley Santos, 3h33min40. No feminino, a elite teve vitória de Kirllys Paulo, em 4h37min46, seguida por Lailane Souza, 4h40min05, e Fabiane Cunhas, 4h46min13.

Ao todo foram mais de 2.500 ciclistas, inclusive crianças que, acompanhadas dos pais, puderam curtir mais um momento incrível da competição.  

Carinho

E o que não faltou foram bons momentos. A alegria do pódio e a largada e chegada de cada competidor era comemorada. O público – de moradores, visitantes, parentes e amigos dos participantes vibravam com o desafio vencido.

Mas não só isso. O carinho dos ciclistas de elite também foi visto na entrega de uma squeeze autografado por José Dias a uma criança, nos abraços fraternos dos ciclistas, nas pausas para a selfie depois de quase duas horas de ultramaratona, do apoio do público e aplausos aos competidores, da alegria da família que pode estar presente. A experiência de ultrapassar os limites esteve em todos os cantos da arena. E a felicidade de poder voltar no próximo ano, sorriu novamente a Brasil Ride.

Top 5 da etapa

Masculino
1-Gustavo Xavier/Alex Malacarne - 1h41min31
2-Hans Becking (HOL)/José Dias (POR) - 1h44min39
3-Edson Rezende/Ulan Galinski -1h44min47
4-Sherman Trezza/Lukas Kaufmann - 1h47min19
5-Ricardo Pscheidt/Leandro Donizete - 1h47min40

Feminino
1-Naima Diesner/Anna Jördens - 2h06min35
2-Marcella Toldi/Lutecia Azevedo - 2h25min11
3-Aline Olmedo/Lucineia Brunetta - 2h44min16
4-Ada Pires/Raissa Zortea - 3h09min16
5-Laiana Lacerda/Natalia Radatz - 3h22min14

Top 5 geral da prova

Masculino
1-Hans Becking (HOL)/José Dias (POR) - 21h15min07
2-Gustavo Xavier/Alex Malacarne - 21h33min32
3-Edson Rezende/Ulan Galinski - 21h35min01
4-Sherman Trezza/Lukas Kaufmann - 21h47min31
5-Andrews Henriques (POR) /Filipe Francisco (POR) - 22h18min05

Feminino
1-Naima Diesner/Anna Jördens - 28h33min47
2-Marcella Toldi/Lutecia Azevedo - 28h48min53
3-Aline Olmedo/Lucineia Brunetta - 34h46min38
4-Ada Pires/Raissa Zortea - 39h43min00
5-Laiana Lacerda/Natalia Radatz - 41h30min26

Todos os campeões da edição
America Men: Gustavo Xavier e Alex Malacarne
América Women: Marcella Toldi e Lutecia Azevedo
Mista: José Silva e Celina Carpinteiro
Master: Hugo Prado Neto e João Paulo Firmino
Grand Master: Pablo Rodriguez (ARG) e Peter Vessel (SLV)
Nelore: André Costa e Marcius Costa
Corporativa: Wagner Quirino, Enrico Júnior e Carlus Costa
Ironrider: Diogo Malagon e Frederico Zacharias

Os campeões das 11 edições

Masculino
2010 - Kristian Hynek (CZE) / Robert Novotney (CZE)
2011 - Kristian Hynek (CZE) / Robert Novotney (CZE)
2012 – Tiago Ferreira (POR) / Luis Pinto (POR)
2013 – Henrique Avancini (BRA) / Sherman Trezza (BRA)
2014 - Hans Becking (HOL) / Jiri Novak (CZE)
2015 – Hans Becking (HOL) / Jiri Novak (CZE)
2016 - Fabian Rabensteiner (ITA) e Alexey Medvedev (RUS)
2017 – Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CZE)
2018 – Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE)
2019 - Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL)
2021 - Hans Becking (HOL) / José Dias (POR)

Feminino
2010 – Celina Carpinteiro (POR) / Ivonne Kraft (ALE)
2011 - Adriana Nascimento (BRA) / Sabrina Gobbo (BRA)
2012 - Adriana Nascimento (BRA) / Daniela Genovesi (BRA)
2013 – Rebecca Rusch (EUA) / Selene Yeager (EUA)
2014 – Sonya Looney (EUA) / Nina Baum (EUA)
2015 – Raiza Goulão (BRA) / Viviane Favery (BRA)
2016 – Isabela Lacerda (BRA) / Letícia Cândido (BRA)
2017 – Raiza Goulão (BRA) / Margot Moschetti (FRA)
2018 – Sandra Santaynes (ESP) / Anna Ramirez (ESP)
2019 - Viviane Favery (BRA) /Tania Clair Pickler (BRA)
2021 - Naima Diesner (ALE) / Anna Jördens (ALE)


Com informações da Ascom Santander Brasil Ride Bahia 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Brasil Ride: Cross Country tem vitória de José Dias e Marcella Toldi

Equipe portossegurense garante segundo lugar em Campeonato Aquático

Brasil Ride: pandemia une pai e filho na edição 2021

Mário Roma: das velas ao Brasil Ride

Passarela do descobrimento sedia Campeonato Baiano de Muay Thai