Jiu Jitsu: Bruno Cardoso é o Top 2 Mundial

Bruno Cardoso sempre foi movido pelo esporte. Desde pequeno, morador de Porto Seguro, participava de competições em diversas modalidades. Mas foi há 18 anos que encontrou seu porto seguro: o Jiu Jitsu - arte marcial japonesa e também um esporte de combate, que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

O atleta é hoje o Top 2 Mundial e Nacional em sua categoria e desde 2016 representa Porto Seguro no Brasil e mundo afora. Mas para chegar lá, Bruno teve que se dedicar muito. “Na época da faculdade tive que parar, mas retornei. Digo que ser atleta no Brasil não é nada fácil. Mesmo tendo um título importante, não vivo do esporte. Tenho que conciliar meus dois trabalhos, familia e treinos de jiu-jitsu e judô. Meus dias são muito corridos e ficam ainda mais apertados quando estou próximo das competições, mas, mesmo assim me sintoalegre e satisfeito”, explica.

Títulos

Para Bruno, o título mais emocionante foi o Campeonato Brasileiro de 2016 - o primeiro grande evento após sua volta aos tatames. “Além desse, me sagrei como campeão Brasileiro com kimono e Campeão Brasileiro sem kimono, campeão Internacional de Masters, campeão em diversas etapas do Campeonato Baiano, vice campeão Sul Americano, Europeu e Mundial. Por essas conquistas hoje sou o Top 2, o que me dá muita alegria, pois trabalho duro e focado nas metas. Sou o primeiro a conseguir este feito em Porto Seguro, e para 2022 quero chegar a Top 1”, ressalta.

O próximo ano do lutador vai ser bem concorrido. Em fevereiro tem o Campeonato Europeu (Itália); em abril, Campeonato Pan Americano (Estados Unidos); em maio, Campeonato Brasileiro (São Paulo); em agosto, Campeonato Sul Americano (São Paulo) e em outubro o Campeonato Mundial (Estados Unidos).

“As parcerias e as rifas que faço me ajudam a pagar os custos dos campeonatos, além do auxílio atleta. Mas o que me move e me faz querer cada vez mais o esporte é que ele pode mudar a sua vida e de todos a sua volta, se você tem um sonho, faça seu melhor todos os dias que um dia você irá conseguir, seja no esporte ou na vida”, salienta Bruno, que ainda reforça que no esporte, independente da modalidade, o mais importante é cuidar da saúde física e mental.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Corrida do Bem mobiliza Arraial para ajuda humanitária

Skate Day mobiliza por construção e reforma de pistas

Porto Seguro volta medalhada do Norte Nordeste de Natação

Porto Seguro tem fim de semana dedicado ao Esporte

Mário Roma: das velas ao Brasil Ride