Cadeia produtiva do mel na região constrói planejamento estratégico

 

Ciente da importância da cadeia produtiva do mel, há 17 anos a Veracel Celulose apóia associações de produtores do Extremo Sul da Bahia por meio de vários projetos. A mais recente iniciativa é a realização de um plano de desenvolvimento estratégico, feito por uma consultoria especializada, que visa a aprimorar as atividades de apicultura e meliponicultura na região.

“O Extremo Sul da Bahia é, historicamente, muito importante nesse segmento. Queremos ajudar a fortalecer essa cadeia para gerar oportunidades e estimular o desenvolvimento local”, afirma Izabel Sousa, Coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da empresa.

O primeiro passo do plano foi um mapeamento completo da cadeia produtiva para a elaboração de um diagnóstico profundo dos desafios e oportunidades. Entre os eixos definidos no projeto, estão: fomento à capacitação técnica dos criadores de abelhas e produtores locais; fortalecimento da gestão institucional e da sustentabilidade financeira das organizações de criadores de abelhas; e incentivo à formalização da atividade.

Também foram consideradas a disponibilidade dos pastos apícolas, aquisição de conhecimentos, articulação para atuação em redes colaborativas para troca de experiência e busca de alternativas, ferramentas tecnológicas de acompanhamento e monitoramento, entre outras.

Histórico

“Desde 2005 a Veracel apoia projetos ligados à cadeia produtiva do mel para famílias dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim, Belmonte e região. Isso engloba a capacitação dos apicultores, a disponibilização de materiais e insumos, tecnologias apícolas e vestimentas adequadas, além de equipamento para a segurança operacional dos trabalhadores”, ressalta Izabel Bianchi, especialista que acompanha diretamente as ações da empresa juntos aos produtores e associações locais.

Em 2018, a companhia passou a investir em transferência de tecnologia para os apicultores das associações produtoras, ampliando sua capacidade técnica e a autonomia de coletivos rurais. A partir de 2019, a Veracel passa a apoiar um projeto de Meliponicultura, com a comunidade indígena pataxó Aldeia Meio da Mata e com associações de apicultores em Eunápolis e Guaratinga. Em 2020, 158 famílias foram beneficiadas com projetos da empresa para apoiar as associações locais de produtores e 50 toneladas de mel foram produzidas.

 Também com o suporte da empresa, os apicultores conquistaram seu entreposto de mel em Eunápolis, inaugurado em 2021 onde é realizado o recebimento, o envase e a comercialização do mel e de produtos derivados.

Preservação das abelhas

Outro foco fundamental é a preservação das abelhas, questão importante para a conservação ambiental, em nível global. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que as abelhas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. Isso afeta diretamente a manutenção da biodiversidade e a alimentação de seres humanos, pássaros, insetos e outras espécies. Com tamanha importância, as abelhas são animais sensíveis, que sofrem com fenômenos como a poluição e as alterações climáticas - em 2016, algumas espécies já foram consideradas em risco de extinção pelo United States Fish and Wildlife Service (FWS), órgão ambiental dos EUA.

Sobre a Veracel 

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.


Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Veracel

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro participa com várias ações do Dia Mundial da Limpeza

Resort La Torre recebe certificado de compensação de pegada de carbono

Projeto da Veracel reduz emissão de toneladas de CO2

Mulheres criam alternativas para geração de renda no Extremo Sul

Decreto do Governo da Bahia amplia oferta de incentivo a energia solar