Leilão do novo aeroporto internacional está previsto para julho/24

O leilão de concessão do novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento está agora previsto para acontecer em julho/24. A informação é da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), responsável pelo processo licitatório.

O Jornal do Sol procurou a Seinfra, através da Ascom, para saber se é verdade que o processo havia sido cancelado. “Por conta da necessidade de complementação dos estudos existentes, o leilão que iria ser realizado em 23 de julho de 2023 precisou ser adiado”, respondeu com exclusividade aos nossos leitores. A captação do investimento será feita na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

Portanto, de acordo com a secretaria, “o projeto de construção do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, está na etapa de complementação dos estudos. O novo leilão tem a previsão de ser realizado em julho de 2024. Após a finalização do processo licitatório, a obra tem a previsão de durar aproximadamente três anos”.

E ainda que “o processo licitatório só se encerra com a realização do leilão. O vencedor do leilão tem até 90 dias para assinatura do contrato. As obras têm a previsão de começarem no primeiro semestre de 2025”.

Detalhes

O projeto prevê a construção do novo aeroporto em uma área de 2,7 milhões de m², na Vila Horádia, em Santa Cruz Cabrália. Ele vai operar com aviação regular e geral, recebendo inicialmente aeronaves com capacidade para até 220 passageiros.

Com o aumento da movimentação de passageiros e o interesse das companhias aéreas, a estrutura do equipamento será capaz de funcionar com aviões de maior porte de capacidade, com até 624 pessoas, e realizar voos para outros continentes, tanto de passageiros quanto de carga.

A pista de pouso e decolagem vai ter 2.400 m por 45 m, podendo chegar a 3 mil m por 45 m. A área do terminal de passageiros será de 30 mil m² e pode ser ampliada para 40 mil m². O pátio de estacionamento tem capacidade para até 27 aeronaves. O novo aeroporto vai poder atender grandes aeronaves em voos nacionais e internacionais, hub regional e transportes de carga. Confira os elementos básicos do projeto.


Ilustração: Acquamarina

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Wilson Spagnol é eleito presidente da ABIH-BA

Confira os contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo em Porto Seguro

Projeto propõe retorno do estacionamento rotativo pago na cidade

Porto Seguro tem mais de 2.400 voos programados para o verão

Grupo Portobello anuncia novas empresas no Polo Empresarial Porto Seguro