Começou o Censo 2022. Até 31 de outubro, recenseadores vão percorrer todos os domicílios do país para a coleta dos dados. Entre as novidades, o cidadão pode escolher se deseja responder presencialmente, por e-mail ou telefone. Também é possível fazer imagens da coleta em domicílios selecionados, mediante agendamento prévio que já pode ser feito! Esse agendamento deve ser feito o quanto antes, para que o IBGE possa organizar a logística e atender todas as demandas.
Na Bahia, o agendamento de entrevistas e acompanhamento de coleta é feito nos seguintes contatos: Mariana Viveiros: (71) 99296-0750 (WhatsApp) ou e-mail mariana.viveiros@ibge.gov.br; e também com Heitor Montes: (71) 99966-7534 ( WhatsApp) ou e-mail carlos.montes@ibge.gov.br.
Na Estado, participam mais de 12 mil recenseadores em 417 municípios. Em Porto Seguro serão 131 coletadores para os cerca de 50 mil domicílios, que se dividem em dois postos: Porto Seguro I, que realiza o censo da porção norte do município; e Porto Seguro II, da porção sul. Na região, Cabrália terá 23 recenseadores para as 16 mil moradias e Belmonte, 19 essoas realizam o censo de mais de 8 mil domicílios.
De acordo com o Coordenador de Área do Censo 2022, Leidson Junior, em Porto Seguro, a área de atuação é todo o território e todos os moradores, povos e comunidades tradicionais. Segundo ele, nenhum morador deverá deixar de ser recenseado. Para os povos e comunidades tradicionais - PCT, o IBGE está com atenção especial e uma equipe será selecionada dentre os recenseadores para receber o treinamento especial para fazer o censo com essas comunidades.
“Durante a coleta nos domicílios serão utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões”, explicou.
Os dados coletados pelo Censo 2022 se referem a características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo, entre outros.
Curiosidades sobre o Censo 2022
- O Censo Demográfico ocorre normalmente a cada dez anos, que seria em 2020,mas foi adiado por dois anos, por conta da pandemia e falta de recursos;
- O Censo 2022, será o 13odo Brasil. O primeiro foi realizado em 1872, no Império, e o IBGE fez o seu primeiro Censo em 1940;
- A pesquisa começa segue até o fim de outubro tem previsão de divulgar os primeiros resultados em dezembro deste ano;
- O Censo Demográfico é a única pesquisa estatística que visita todos os domicílios em todos os municípios brasileiros. Em cada domicílio, pelo menos uma pessoa é entrevistada e ela pode responder por todos os moradores da residência;
- Nesta edição de 2022, o Censo terá, pela primeira vez, informações sobre pessoas com diagnóstico de autismo, quilombolas e dados por bairros de Salvador. Também pela primeira vez, o IBGE vai georreferenciar todos os domicílios visitados, ou seja, determinar suas coordenadas geográficas (latitude e longitude);
- A população poderá responder o questionário do Censo presencialmente, durante a visita do/a recenseador/a, ou, nesse momento, escolher responder pela internet ou por telefone.
No primeiro caso (internet), o/a morador/a será cadastrado e receberá, por e-mail, um link com senha. Terá um prazo de 7 dias para responder.
No segundo caso, será agendada uma ligação telefônica a ser feita pela equipe do IBGE, para coletar as informações; - Todas as informações fornecidas ao IBGE são sigilosas por lei e não podem ser identificadas nem para a Justiça, nem para polícia. Essa legislação é de 1968 e mais restrita inclusive do que a Lei Geral de Proteção de Dados;
- Durante o Censo, todos os recenseadores estarão identificados pelo uniforme, colete e boné do IBGE, além de levarem o dispositivo móvel de coleta (DMC). Eles usam um crachá com foto, onde existe um QR Code que aponta para um site no qual é possível confirmar a identidade dessas pessoas.
Todos os recenseadores também estão orientados a usar máscara e buscar manter o máximo de distanciamento possível no momento da coleta, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários vigentes nos diversos municípios, durante o período da coleta. - Na Bahia, são cerca de 5 milhões de domicílios a serem visitados;
- Estima-se contar algo em torno de 15 milhões de pessoas;
- Em Salvador são cerca de 1,1 milhão de domicílios e a estimativa é contar algo em torno de 3 milhões de pessoas;
- Foram contratadas, no estado, cerca de 14,3 mil pessoas, sendo quase 12,5 mil recenseadores;
- Na capital, foram cerca de 2.900 contratados, sendo por volta de 2.600 recenseadores;
- O Censo tem um Orçamento total de cerca de R$ 2,3 bilhões neste ano de 2022.
Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Título de Cidadão portossegurense é concedido ao Superintendente da SPU
Ministro da Educação revela que provas do Enem já foram elaboradas; exame acontece em novembro
Seminário Empretec é realizado em Porto Seguro e Eunápolis
Marinha realiza concurso público para técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica
Marinha realiza concurso público para técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica