Naturalle inaugura centro de tratamento de resíduos em Cabrália

Com investimento de R$ 50 milhões, a Naturalle inaugurou, na manhã de 17/05/21, uma Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália. A área total do projeto é de 75 hectares, sendo 18 deles para depósito de rejeito. Participaram da solenidade o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, o prefeito de Cabrália Agnelo Santos, além outras autoridades políticas e convidados.

Com capacidade de receber cerca de 500 toneladas por dia, o CTVR pretende atender oito municípios no entorno: Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. São cerca de 385 mil habitantes da região, além da população flutuante de turistas. O moderno aterro sanitário pode acabar com os ‘famosos’ lixões desses municípios, que causam doenças, poluem o meio ambiente e desobedecem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A obra se alinha também aos objetivos do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente. A legislação prevê a implantação de aterros sanitários em todo o território nacional, sob pena de multa. Na Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) somente 43 dos 417 municípios têm aterro sanitário.

A CTVR é uma obra de engenharia criada para a triagem, separação e disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos, como orgânicos, inertes, hospitalares e recicláveis. Tem a função de tratar o chorume e aproveitar o gás metano gerado. E também tratar e reaproveitar os resíduos recolhidos, devolvendo-os à cadeia produtiva. Um exemplo são as unidades de beneficiamento de entulho, que produzem material a ser reutilizado nas vias de acesso dos municípios. Outro é a geração de energia ou combustível para indústrias por meio do reaproveitamento futuro do biogás.

Discursos

O superintendente da Naturalle, Paulo Abud, agradeceu a presença do ministro e demais autoridades e destacou a importância da CTVR para acabar com os oito lixões da região, berço do descobrimento do Brasil. “Somos entusiastas do Programa Lixão Zero por acreditarmos que o Brasil precisa acordar para essa realidade e eliminar os lixões, que além de expor pessoas a condições desumanas, incentiva o trabalho infantil, causam doenças, poluem o ar, contaminam o solo e degradam o Meio Ambiente”.

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, lembrou que os municípios pequenos não têm condições financeiras de construir um aterro e que o de Porto Seguro se transformou em lixão. Disse ainda que convidou todos os prefeitos da região para a solenidade e que vai divulgar o evento entre eles.

O ministro Ricardo Sales disse que “são mais de 3 mil municípios com lixões, focos de doenças, de exploração do trabalho infantil e fator de contaminação do solo e do ar. O Marco Legal do Saneamento abre uma perspectiva de mudança. Faço um apelo para que todos os oito municípios do entorno, aqui representados por vereadores e secretários municipais, considerem seriamente essa hipótese de trazerem seus resíduos para a CTVR”.

Conheça mais a Central de Tratamento e Valorização de Resíduos Costa do Descobrimento.


Com informações de Adelmo Borges, Ascom PMSSC e site da Naturalle. FotoS: Adelmo Borges

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Abertas inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Veracel divulga Relatório de Sustentabilidade 2020

Quer criar abelha sem ferrão em casa? Embrapa lança curso online gratuito

Lei proíbe o uso de sacolas e objetos de plástico descartáveis em Porto Seguro

Brasil ultrapassa meio milhão de consumidores com energia solar