Uma pesquisa do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nas empresas trouxe dados que ainda impressionam visto que após quase 3 anos do início da pandemia, muitos setores do mercado ainda estão em recuperação. Segundo dados da 14ª Pesquisa Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, em média, 59% das empresas ainda sofrem com a redução do faturamento.
Outro dado relevante é o de que os microempreendedores individuais (MEI) são os que mais sofrem com esta situação atingido 62%, contra 53% entre as micro e pequenas empresas (MPE).
Perdas e Dívidas
As MEIs também sofrem mais com as perdas do que as outras categorias de empresas. A média global é de 23%, mas para os microempreendedores estes números sobem para 29% ante os 14% das MPE.
Já em relação às dívidas, 65% dos donos de pequenos negócios estão com o caixa no vermelho, mas as MPE são mais endividadas do que os MEI (73% das micro e pequenas empresas contra 60% dos MEI de débitos pendentes). Mesmo com esses números, os empreendedores individuais ainda têm maior porcentagem de renda comprometida com as contas (59% dos pequenos negócios têm mais de um terço de seus custos mensais afetados por dívidas, sendo que entre os MEI essa porcentagem é de 67% e as MPE, somam 48%).
A pesquisa também afirmou que o mercado on-line e de vendas híbridas deve continuar em alta, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos físicos. O levantamento revelou que os MEI utilizam mais ferramentais digitais para vender, com 72% por meio de redes sociais, aplicativos ou internet, diante dos 70% das MPE.
As perspectivas das empresas diante dos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 e das preocupações como a alta de inflação e dos juros que impactam os custos das empresas revelaram que 41% das MEIs ainda têm dificuldades para manter o negócio. Os MEI consideram-se mais aflitos (44%), enquanto 37% das MPE ressaltam sua preocupação com o futuro.
Com informações do Sebrae Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Após dois anos, festejos de N.S. d’Ajuda retornam com novena, celebrações e romaria
Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura realiza ‘Feira Cidadã da Saúde’
‘Tazinho: o Homem e o Mar’ é apresentado em dois festivais internacionais
Porto Seguro: Sine Bahia divulga oportunidades de trabalho
Capitania abre ciclo de eventos gratuitos com prática de Yoga