O empreendimento Trevo dos Búfalos foi um dos medalhistas da Bahia, no VI Prêmio Brasil, o principal evento nacional de queijos artesanais, realizado na última semana, no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC. Localizado em Arraial d´Ajuda, próximo ao trevo para Trancoso, o Trevo dos Búfalos faturou uma medalha de prata com o queijo frescal e duas medalhas de bronze, com a burrata e o nozinho, todos de búfala, fabricados na propriedade da família.
No festival, que teve ainda shows, feiras de produtos e cursos de capacitação - foram apresentadas mais de mil amostras de queijos, avaliadas por 60 jurados, considerando o sabor, aroma e aparência. A comitiva da Bahia, liderada pelo Sebrae, trouxe 36 medalhas, conquistando o 6º lugar na classificação geral. “Isso mostra que aqui temos queijos de qualidade, tanto de vaca quanto de búfala”, afirma o proprietário do Trevo dos Búfalos, Roberto Cangussu.
A trajetória da família Cangussu na fazenda Trevo dos Búfalos começou com o pai de Roberto, Hélio Cagussu, hoje com 93 anos, que há 50 anos criava bovinos e bubalinos na propriedade, passando depois a se dedicar exclusivamente à criação de búfalos. Foi Seu Hélio também, que há cerca de duas décadas iniciou a produção de queijos artesanais de búfala, de forma empírica, utilizando receita própria. Contando depois com o reforço do filho Roberto e de sua esposa Janine, a família Cangussu diversificou a produção e abriu novas fronteiras no mercado.
Da fazenda para a mesa
Atualmente são fabricados na fazenda cerca de 18 produtos, apreciados por moradores e turistas que têm a oportunidade de degustar as delícias apresentadas nos cardápios dos melhores hotéis, restaurante e pousadas de Caraíva, Trancoso, Arraial d´Ajuda e Porto Seguro. São queijos em suas diversas formas e texturas – como burrata, frescal, trança, nozinho, ricota, palitinho e vários tipos de mussarela -, além de ricota, iogurte grego, cocada cremosa, entre outros.
Como se não bastasse a variedade de queijos, o leite de búfala agora é utilizado também para ampliar o catálogo da empresa, com a linha de cosméticos como sabonetes e hidratantes. E também a linha pet, com a utilização de cascos e chifres de búfalos para fabricação de mordedores não tóxicos para cães, que também estão merecendo aplausos dos consumidores.
Toda a linha de produtos pode ser encontrada na sede do empreendimento Trevo dos Búfalos, no Arraial d´Ajuda, próximo ao trevo para Trancoso. Entretanto, é impossível ir até lá e não se interessar pela experiência de vivenciar um dia de turista na fazenda, inserida no “Projeto Experiências do Brasil Rural”, resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Secretaria Municipal de Turismo.
“Além de experimentar os queijos, o visitante pode viver a experiência de interagir com o meio ambiente, observar umas das 50 espécies de aves catalogadas ou montar em um búfalo, quebrando esse mito de que o búfalo é um animal bravo”, sugere Roberto Cangussu.
Todos os produtos são certificados com o selo SIM-POA (Serviço de Inspeção Municipal – Produtos de Origem Animal) e a qualidade do rebanho também está sendo aprimorada através da Inseminação de Alta Genética, ambos programas oferecidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura.
De acordo com o empresário, o empreendimento trabalha sem intermediários, garantindo assim a qualidade de todo o processo de produção, armazenamento, conservação e distribuição. “Nossa proposta é levar o produto diretamente da fazenda até a mesa do consumidor”, resume. Encomendas e mais informações no Instagram do Trevo dos Búfalos.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Comandante do 8° BPM recebe título de Cidadão de Porto Seguro
Inseminação de alta genética gratuita chega aos rebanhos de Porto Seguro
Bahia e Governo Federal lançam ações em defesa dos direitos das mulheres
Porto Seguro aparece entre as dez cidades mais populosas da Bahia
Conheça os passeios do “Roteiro Rural” de Porto Seguro. É show!